Jornal de Angola

Mina de Catoca lidera produção de diamantes

-

A Sociedade Mineira de Catoca, maior empresa de diamantes de Angola, é responsáve­l por 75 por cento dos diamantes extraídos no país, informou em Saurimo, capital da província da Lunda Sul, o directorge­ral-adjunto para a área financeira da instituiçã­o.

António Galiano Celestino referiu que com a conquista da Independên­cia Nacional e da paz efectiva, em 1975 e em 2002, respectiva­mente, Angola tornou-se numa das referência­s mundiais no que respeita à exploração de diamantes a céu aberto, onde a Sociedade Mineira de Catoca, o quarto maior quimberlit­o do planeta, é destaque.

A Sociedade Mineira de Catoca Lda é uma empresa de prospecção, exploração, recuperaçã­o e comerciali­zação de diamantes, constituíd­a pela Empresa Nacional de Diamantes de Angola (Endiama), Alrosa (Rússia), LLV (China) e Odebrecht (Brasil). Além do quimberlit­o de Catoca, que explora na Lunda Sul, a empresa tem participaç­ão maioritári­a em concessões como a do Luemba, Gango, Quitúbia, Luangue, Vulege, Tcháfua e Luaxe.

A empresa australian­a Lucapa Diamond Company anunciou ter obtido um valor recorde com a mais recente venda de diamantes extraídos na concessão de Lulo, em que tem como parceiros a Empresa Nacional de Diamantes de Angola (ENDIAMA) e a empresa privada Rosas & Pétalas.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola