Jornal de Angola

Milhares de famílias ficaram sem abrigo

- VALTER GOMES |

Mais de quatro mil pessoas residentes em nove dos 16 municípios da província do Uíge ficaram sem abrigo, em consequênc­ia das fortes chuvas que se abateram sobre a região, entre 9 de Outubro e 8 de Novembro deste ano, revelou ontem o chefe da área de Protecção Civil e Bombeiros.

Eduardo André Pereira disse que, no quadro do balanço das principais ocorrência­s registadas neste período, pelo menos 4.530 pessoas residentes nos municípios de Milunga, Uíge, Negage, Quimbele, Buengas, Damba, Ambuíla, Songo e Quitexe foram afectadas.

O responsáve­l da área de Protecção Civil e Bombeiros do Comando Provincial do Uíge referiu que a chuva destruiu 708 casas, seis escolas, 18 igrejas, dois postos de saúde e igual número de alpendres e de postes de iluminação pública, uma moagem e uma cantina.

O município de Milunga, com o registo de 335 casas destruídas, seis igrejas, um posto de saúde e um campo agrícola, além de 2.099 pessoas ao relento, é, até ao momento, a localidade mais atingida pelas enxurradas.

Para além das casas destruídas, escolas e igrejas, Eduardo Pereira disse que as chuvas provocaram também a erosão de oito ravinas de grande dimensão nos municípios de Milunga, Buengas e do Quimbele.

Em função disso, o responsáve­l da área de Protecção Civil e Bombeiros avançou ser necessário haver maior apoio das instâncias superiores para acudir os sinistrado­s e travar a progressão das ravinas, sendo que algumas ameaçam interrompe­r a circulação normal de viaturas em determinad­as zonas.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola