Mi­lha­res de fa­mí­li­as fi­ca­ram sem abri­go

Jornal de Angola - - PROVÍNCIAS - VALTER GO­MES |

Mais de qua­tro mil pes­so­as re­si­den­tes em no­ve dos 16 mu­ni­cí­pi­os da pro­vín­cia do Uíge fi­ca­ram sem abri­go, em con­sequên­cia das for­tes chu­vas que se aba­te­ram so­bre a re­gião, en­tre 9 de Ou­tu­bro e 8 de No­vem­bro des­te ano, re­ve­lou on­tem o che­fe da área de Pro­tec­ção Ci­vil e Bom­bei­ros.

Edu­ar­do An­dré Pe­rei­ra dis­se que, no qua­dro do ba­lan­ço das prin­ci­pais ocor­rên­ci­as re­gis­ta­das nes­te pe­río­do, pe­lo me­nos 4.530 pes­so­as re­si­den­tes nos mu­ni­cí­pi­os de Mi­lun­ga, Uíge, Ne­ga­ge, Quim­be­le, Bu­en­gas, Dam­ba, Am­buí­la, Son­go e Qui­te­xe fo­ram afec­ta­das.

O res­pon­sá­vel da área de Pro­tec­ção Ci­vil e Bom­bei­ros do Co­man­do Pro­vin­ci­al do Uíge re­fe­riu que a chu­va des­truiu 708 ca­sas, seis es­co­las, 18 igre­jas, dois pos­tos de saú­de e igual nú­me­ro de al­pen­dres e de pos­tes de ilu­mi­na­ção pú­bli­ca, uma mo­a­gem e uma can­ti­na.

O mu­ni­cí­pio de Mi­lun­ga, com o re­gis­to de 335 ca­sas des­truí­das, seis igre­jas, um pos­to de saú­de e um cam­po agrí­co­la, além de 2.099 pes­so­as ao re­len­to, é, até ao mo­men­to, a lo­ca­li­da­de mais atin­gi­da pe­las en­xur­ra­das.

Pa­ra além das ca­sas des­truí­das, es­co­las e igre­jas, Edu­ar­do Pe­rei­ra dis­se que as chu­vas pro­vo­ca­ram tam­bém a ero­são de oi­to ra­vi­nas de gran­de di­men­são nos mu­ni­cí­pi­os de Mi­lun­ga, Bu­en­gas e do Quim­be­le.

Em fun­ção dis­so, o res­pon­sá­vel da área de Pro­tec­ção Ci­vil e Bom­bei­ros avan­çou ser ne­ces­sá­rio ha­ver mai­or apoio das ins­tân­ci­as su­pe­ri­o­res pa­ra acu­dir os si­nis­tra­dos e tra­var a pro­gres­são das ra­vi­nas, sen­do que al­gu­mas ame­a­çam in­ter­rom­per a cir­cu­la­ção nor­mal de vi­a­tu­ras em de­ter­mi­na­das zo­nas.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.