Pro­jec­ta­da a ex­pan­são da bi­bli­o­te­ca do ISCED

Jornal de Angola - - PROVÍNCIAS - JOÃO LUHACO |

A ne­ces­si­da­de da am­pli­a­ção da bi­bli­o­te­ca do ISCED do Lubango, as­sim co­mo a sua in­for­ma­ti­za­ção, cons­tam dos pro­jec­tos que a ac­tu­al equi­pa de ges­tão sub­me­teu, re­cen­te­men­te, à apro­va­ção do con­se­lho de di­rec­ção da­que­la ins­ti­tui­ção do en­si­no su­pe­ri­or.

O res­pon­sá­vel da bi­bli­o­te­ca, Li­cí­nio Mo­rei­ra, dis­se, ao Jornal de An­go­la, que as in­fra-es­tru­tu­ras do Isced do Lubango “são li­mi­ta­das” e, em fun­ção dis­so, a sa­la de lei­tu­ra é “mui­to pe­que­na” pa­ra aten­der um uni­ver­so de cer­ca de se­te mil es­tu­dan­tes.

“Nós dei­xa­mos no ga­bi­ne­te do director-ge­ral três pro­jec­tos, que de­pois vão ser sub­me­ti­dos ao con­se­lho de di­rec­ção pa­ra apro­va­ção, on­de ten­ta­mos mos­trar que te­mos ne­ces­si­da­de de ex­pan­dir a bi­bli­o­te­ca, por­que exis­tem cer­ca de se­te mil es­tu­dan­tes e pos­suí­mos uma sa­la de lei­tu­ra bas­tan­te pe­que­na”, ar­gu­men­tou Li­cí­nio Mo­rei­ra.

Pa­ra per­mi­tir que os es­tu­dan­tes do Isced do Lubango ace­dam de ma­nei­ra rá­pi­da às in­for­ma­ções de que pre­ci­sam, os ges­to­res con­ce­be­ram tam­bém um pro­jec­to que vi­sa in­for­ma­ti­zar a bi­bli­o­te­ca. “Nes­te mo­men­to os nos­sos ca­tá­lo­gos ain­da são tra­di­ci­o­nais e o uti­li­za­dor de­mo­ra al­gum tem­po a ter aces­so à in­for­ma­ção e com a in­for­ma­ti­za­ção es­se pro­ces­so vai ser mais rá­pi­do”, as­se­gu­rou Li­cí­nio Mo­rei­ra.

“Es­ta­mos a pas­sar a men­sa­gem pa­ra que os es­tu­dan­tes sai­bam que a mai­or parte da in­for­ma­ção que pro­cu­ram po­de ser en­con­tra­da aqui ", su­bli­nhou o res­pon­sá­vel da bi­bli­o­te­ca do Ins­ti­tu­to Su­pe­ri­or de Ci­ên­ci­as da Edu­ca­ção no Lubango.

Pa­ra o aces­so à bi­bli­o­te­ca, es­cla­re­ceu Li­cí­nio Mo­rei­ra, os es­tu­dan­tes de­vem ad­qui­rir um car­tão de leitor no va­lor de dois mil kwan­zas, que lhes per­mi­te con­sul­tar to­da in­for­ma­ção du­ran­te os cin­co anos, pe­río­do que le­va até à con­clu­são da for­ma­ção na ins­ti­tui­ção de en­si­nio su­pe­ri­or.

A bi­bli­o­te­ca pos­sui 94.854 obras e exis­te des­de o tem­po co­lo­ni­al e co­mo pro­pri­e­da­de do Ins­ti­tu­to Su­pe­ri­or de Ci­ên­ci­as da Edu­ca­ção (ISCED) co­me­çou a fun­ci­o­nar em 1982.

O ISCED lec­ci­o­na 13 cursos e a bi­bli­o­te­ca re­ce­be obras de to­das es­tas es­pe­ci­a­li­da­des, as­sim co­mo pe­rió­di­cos, co­mo re­vis­tas de con­teú­dos ge­rais e es­pe­ci­a­li­za­das, fo­to­gra­fi­as, slaids e to­do ti­po de in­for­ma­ção que se­ja ob­jec­to de pes­qui­sa pa­ra os in­ves­ti­ga­do­res.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.