Inau­gu­ra­da uma es­cul­tu­ra que ho­me­na­geia o Pa­lan­ca

Jornal de Angola - - SOCIEDADE -

Uma es­cul­tu­ra em be­tão, em ho­me­na­gem ao Bair­ro Pa­lan­ca, no dis­tri­to urbano do Kilamba Kiaxi, em Lu­an­da, foi inau­gu­ra­da na sexta-feira, nu­ma ce­ri­mó­nia pre­si­di­da pelo ad­mi­nis­tra­dor Do­min­gos João, por oca­sião do Dia da In­de­pen­dên­cia Na­ci­o­nal.

A pe­ça de ar­te, em for­ma de Pa­lan­ca Ne­gra Gi­gan­te, ani­mal que só exis­te em An­go­la, é uma ho­me­na­gem ao bair­ro e à ad­mi­nis­tra­ção lo­cal. A obra foi pro­du­zi­da pelo es­cul­tor Do­min­gos Pau­lo e es­tá co­lo­ca­da jun­to à ad­mi­nis­tra­ção co­mu­nal.

No âm­bi­to das co­me­mo­ra­ção do 41.º ani­ver­sá­rio da In­de­pen­dên­cia, foi tam­bém inau­gu­ra­da, no dis­tri­to urbano do Kilamba Kiaxi, uma exposição fo­to­grá­fi­ca que re­tra­ta a lu­ta de li­ber­ta­ção na­ci­o­nal. No mes­mo lo­cal, es­tão pa­ten­tes obras do ar­tis­ta plás­ti­co Oné­si­mo Mayem­ba, que re­tra­tam a mu­lher afri­ca­na, a sua lu­ta in­can­sá­vel pelo bem-es­tar da fa­mí­lia e ques­tões so­ci­ais que afec­tam a so­ci­e­da­de, co­mo a fu­ga à pa­ter­ni­da­de, as crianças aban­do­na­das e a gra­vi­dez na ado­les­cên­cia.

Na sexta-feira, a ad­mi­nis­tra­ção co­mu­nal do Pa­lan­ca re­a­li­zou um es­pec­tá­cu­lo mu­si­cal, no qual ac­tu­a­ram can­to­res e ban­das lo­cais, co­mo a No­va Ge­ra­ção e Vi­va la Mu­sic.

O Bair­ro Pa­lan­ca tem es­sa de­sig­na­ção des­de o pe­río­do co­lo­ni­al, qu­an­do ali vi­via um por­tu­guês que do­mes­ti­cou um ani­mal do gé­ne­ro, que se tor­nou nu­ma gran­de atrac­ção po­pu­lar.

EDU­AR­DO PEDRO

Pa­lan­ca é um bair­ro po­pu­lo­so de Lu­an­da

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.