Gerson impressiona treinador
O técnico da equipa sénior masculina de basquetebol do Recreativo do Libolo, o espanhol Hugo López, mostrou-se satisfeito com a prestação do base Gerson Domingos, o mais novo reforço do plantel para a Taça dos Clubes Campeões Africanos, a decorrer na primeira quinzena de Dezembro, na cidade do Cairo, Egipto.
A prestação do jogador na Supertaça Vlademiro Romero, frente ao 1º de Agosto, não defraudou as aspirações do timoneiro. Gerson teve uma excelente actuação e atingiu a marca dos 14 pontos, contribuindo para a vitória expressiva (91-66), que garantiu o primeiro título do novo técnico ao serviço da formação do Cuanza Sul.
Cedido a título de empréstimo pelo Grupo Desportivo Interclube, o atleta de 20 anos vai jogar apenas a fase final da competição africana e volta a trabalhar com os companheiros do clube afecto ao Ministério do Interior, para a 39ª edição do Campeonato Nacional sénior masculino de basquetebol, BIC Basket.
“O Gerson tem as qualidades do jogador que precisamos para a posição de base. Jogou muito bem, mas gostaria de destacar toda a equipa e não apenas o Gerson. A equipa é que trabalhou muito bem”, sublinhou.
Contratado este ano para substituir o português Norberto Alves, o novo timoneiro é totalista de triunfos até ao momento, com três vitórias em igual número de partidas, duas para o zonal de apuramento e uma na Supertaça.
Recuperar a mística do Libolo é o principal objectivo do actual treinador. Há dois anos que a equipa não conhece o sabor da conquista do título do nacional da bola ao cesto, ao ter sido incapaz de suplantar o Petro de Luanda, na final de 2015, e este ano voltou a fracassar frente ao 1º de Agosto.
Em Dezembro do ano passado, na Taça dos Clubes Campeões Africanos que decorreu em Luanda, a turma de Calulo tentou revalidar o título conquistado na Tunísia, mas encontrou na final os tricolores, que venceram por 89-75, depois de se terem sagrado campeões da prova doméstica.
A equipa técnica do Recreativo do Libolo conta com mais dois reforços estrangeiros. Trata-se dos norte-americanos Andre Harris (extremo poste) e Je'Kel Foster (base), que vêm colmatar as saídas dos irmãos Carlos Morais, agora no Sport Lisboa e Benfica, e Bráulio, que rumou para o 1º de Agosto.
Apesar de estar satisfeito com o actual plantel, Hugo López considera que ainda há muito trabalho pela frente, como tornar o grupo cada vez mais compacto, tendo em vista a prova africana e o nacional da bola ao cesto: “Os jogadores têm trabalhado muito bem, desde o primeiro dia. Estou muito satisfeito com isso e vamos manter este espírito”.
Jogador cedido pelos polícias deixa bons indicadores na equipa do Recreativo do Libolo