Ge­bre­se­las­sie li­de­ra atle­tis­mo

Jornal de Angola - - DESPORTO -

O an­ti­go atle­ta Hai­lé Ge­bre­se­las­sie, con­si­de­ra­do um dos mai­o­res fun­dis­tas da história, foi elei­to há uma se­ma­na pre­si­den­te da Fe­de­ra­ção Etíope de Atle­tis­mo.

Se­gun­do a rá­dio es­ta­tal Fa­na, Ge­bre­se­las­sie, de 43 anos, re­ce­beu no­ve dos 15 vo­tos, as­su­min­do o car­go pa­ra um man­da­to de qua­tro anos.

“Es­tou mui­to hon­ra­do por ter si­do elei­to. Va­mos ago­ra tra­ba­lhar pa­ra um gran­de fu­tu­ro do atle­tis­mo etíope”, es­cre­veu Ge­bre­se­las­sie na sua con­ta ofi­ci­al no Twit­ter.

Na cam­pa­nha pa­ra o car­go, o ex-atle­ta, o pri­mei­ro a cum­prir uma ma­ra­to­na em me­nos de 1:04 ho­ras, ti­nha cri­ti­ca­do for­te­men­te os di­ri­gen­tes da fe­de­ra­ção, acu­san­do-os de “in­com­pe­tên­cia” na pre­pa­ra­ção pa­ra os Jo­gos Olím­pi­cos Rio'2016.

Cam­peão olím­pi­co dos 10.000 me­tros nos Jo­gos Atlan­ta'96 e Sid­ney'2000, Ge­bre­las­sie ti­nha par­ti­ci­pa­do nu­ma ma­ni­fes­ta­ção de vá­ri­os atle­tas no es­tá­dio de Adis Abe­ba em pro­tes­to con­tra a não con­vo­ca­ção de Ke­ne­ni­sa Be­ke­le, ven­ce­dor dos 10 mil me­tros em Ate­nas'2000 e Pe­quim'2008 e dos 5 mil tam­bém na ca­pi­tal chi­ne­sa, pa­ra os Jo­gos Rio'2016.

Na úl­ti­ma edi­ção dos Jo­gos Olím­pi­cos, a Etió­pia, uma po­tên­cia no meio-fun­do e fun­do, con­quis­tou oi­to me­da­lhas, mas ape­nas uma de ou­ro, gra­ças à vi­tó­ria de Al­maz Aya­na na cor­ri­da fe­mi­ni­na dos 10 mil me­tros.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.