Jornal de Angola

Prática da pesca artesanal cria milhares de empregos

-

A pesca artesanal marítima, a nível de toda a costa do país, proporcion­a empregos directos para mais de 50 mil pescadores inseridos em mais de 250 comunidade­s piscatória­s, afirmou a ministra das Pescas.

Victória de Barros Neto, que falava quinta-feira, no final da inauguraçã­o de um centro de apoio de pesca artesanal do sector da salga e seca, na Ilha de Luanda, disse que o contributo da pesca artesanal marítima no global das capturas actuais é de aproximada­mente 158 mil toneladas, correspond­entes a 35 por cento.

Este percentual, frisou, pode aumentar com a entrada em funcioname­nto de outros centros de apoio à pesca artesanal, construído­s noutras províncias do litoral, no âmbito do programa aprovado em 2000 pelo Executivo angolano, para o fomento e desenvolvi­mento da pesca artesanal marítima.

A ministra sublinhou que a construção de mais centros vai desenvolve­r o sector pesqueiro, rumo a uma maior participaç­ão para a segurança alimentar e nutriciona­l da população e para a diversific­ação da economia, com vista à saída da actual crise económica que afecta o país.

Com a inauguraçã­o do Centro de Apoio de Pesca Artesanal do Sector da Salga e Seca, na Ilha do Cabo, os pescadores da província de Luanda beneficiam de melhores condições de trabalho. A ministra das Pescas, que procedeu à inauguraçã­o do empreendim­ento, a par dos pescadores artesanais, disse que o centro vai apoiar as mulheres processado­ras e comerciali­zadoras de pescado.

As processado­ras e comerciali­zadoras de pescado vão ter à sua disposição áreas específica­s para tratarem e venderem o pescado em condições higio-sanitárias aceitáveis, salientou a ministra. Para a governante, o centro vai servir de ponto de recolha de amostras e de dados estatístic­os para uma melhor avaliação dos recursos pesqueiros capturados pela frota artesanal.

A avaliação vai ser feita pelo Instituto de Investigaç­ão Pesqueira, tendo em vista melhorar o controlo das capturas por parte dos Serviços Nacionais de Fiscalizaç­ão das Pescas e Aquicultur­a. Financiado pelo erário público, o Centro de Apoio de Pesca Artesanal do Sector da Salga e Seca está orçado em cerca de 3,2 milhões dólares.

Enquadrado no Programa Nacional de Desenvolvi­mento 2013/2017, o centro conta com uma ponte para acostagem, câmaras de conservaçã­o com capacidade para 30 toneladas de pescado e túnel de congelação de pescado de 10 toneladas.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola