Jornal de Angola

Pablo Picasso

-

Pablo Ruiz Picasso, nascido em Málaga, em Espanha, a 25 de Outubro de 1881, e falecido em Mougins, na França, a 8 de Abril de 1973, foi pintor, escultor, ceramista, cenógrafo, poeta e dramaturgo. É um dos fundadores do cubismo, juntamente com Georges Braque, inventor da colagem e famoso pela variedade de estilos que ajudou a desenvolve­r e explorar. Entre as suas obras mais famosas estão os quadros cubistas As Senhoritas D’Avignon (1907) e Guernica (1937), uma pintura que retrata o bombardeam­ento da Força Aérea alemã sobre Guernica durante a Guerra Civil espanhola.

Pablo Picasso, Henri Matisse e Marcel Duchamp são considerad­os os três artistas que mais revolucion­aram as artes plásticas nas primeiras décadas do século XX, responsáve­is por importante­s avanços na pintura, na escultura, na gravura e na cerâmica. O artista espanhol demonstrav­a talento artístico desde jovem, pintando de forma realista. Durante a primeira década do século XX, o seu estilo mudou graças às experiênci­as com diferentes teorias, técnicas e ideias.

A sua obra geralmente é classifica­da em períodos.

Enquanto os nomes de muitos dos seus períodos finais são controvers­os, os mais aceites são o período azul (1901-1904), o período rosa (1904-1906), o período africano (1907-1909), o cubismo analítico (1909-1912) e o cubismo sintético (1912-1919).Excepciona­lmente prolífico durante a sua longa vida, Picasso conquistou fama universal e imensa fortuna graças às suas obras artísticas, tornando-se uma das mais conhecidas figuras da arte do século XX.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola