An­go­la pre­si­de ao Fó­rum Par­la­men­tar da SADC

Fer­nan­do da Pi­e­da­de Di­as dos San­tos de­fen­de re­for­ço das re­la­ções bi­la­te­rais e mul­ti­la­te­rais

Jornal de Angola - - POLÍTICA -

An­go­la, na pes­soa do lí­der do Par­la­men­to, Fer­nan­do da Pi­e­da­de Di­as dos San­tos, foi elei­ta no do­min­go, por una­ni­mi­da­de, pre­si­den­te do Fó­rum Par­la­men­tar da SADC, du­ran­te a 40.ª as­sem­bleia do órgão, que de­cor­reu em Ha­ra­re, Zim­babwe. O man­da­to é de dois anos e o Par­la­men­to do Zim­babwe ocu­pa a vi­ce-pre­si­dên­cia.

O pre­si­den­te elei­to do Fó­rum Par­la­men­tar da SADC re­co­men­dou que os par­la­men­tos dos Es­ta­dos-mem­bros da re­gião tra­ba­lhem pa­ra o re­for­ço das su­as re­la­ções bi­la­te­rais e mul­ti­la­te­rais. Ao in­ter­vir num jan­tar de con­fra­ter­ni­za­ção, no qua­dro da 40ª as­sem­bleia ple­ná­ria do Fó­rum Par­la­men­tar da SADC, o tam­bém pre­si­den­te da As­sem­bleia Na­ci­o­nal con­si­de­rou ne­ces­sá­ria a cri­a­ção de re­la­ções mais aber­tas e de mai­or cir­cu­la­ção en­tre os Es­ta­dos-mem­bros.

“Pen­sa­mos que de­ve­mos im­ple­men­tar a ne­ces­si­da­de de os nos­sos par­la­men­tos re­for­ça­rem as re­la­ções mul­ti­la­te­rais e bi­la­te­rais, por­que a SADC é uma das re­giões mais or­ga­ni­za­das, mais em­pe­nha­das em in­ter­vir nas su­as de­ci­sões”, de­fen­deu.

Além de re­la­ções mais aber­tas e de mai­or cir­cu­la­ção, Fer­nan­do da Pi­e­da­de Di­as dos San­tos en­co­ra­jou a co­o­pe­ra­ção eco­nó­mi­ca en­tre os Es­ta­dos, por for­ma a me­lhor par­ti­lha­rem os seus pro­du­tos, so­bre­tu­do agrí­co­las. “Fui in­for­ma­do que os tra­ba­lha­do­res e fa­zen­dei­ros agrí­co­las zim­babwe­a­nos com tra­di­ção con­ti­nu­am a pro­du­zir, mas têm di­fi­cul­da­de de es­co­a­men­to. Têm re­po­lho a apo­dre­cer, mas há paí­ses que pre­ci­sam. Nós mes­mo, em An­go­la, pre­ci­sa­mos. Te­mos que tra­ba­lhar um pou­co mais”, re­co­men­dou o par­la­men­tar, no seu se­gun­do pro­nun­ci­a­men­to ofi­ci­al, após a sua elei­ção.

Em re­la­ção à 40ª as­sem­bleia ple­ná­ria, Fer­nan­do da Pi­e­da­de Di­as dos San­tos dis­se que fo­ram três di­as de in­ten­so tra­ba­lho, com mo­men­tos al­tos e com im­por­tan­tes de­ci­sões. Des­ta­cou o dis­cur­so de aber­tu­ra do Vi­ce-Pre­si­den­te zim­babwe­a­no, Em­mer­son Mnan­gagwa, que apon­tou ca­mi­nhos pa­ra os par­la­men­ta­res da re­gião abor­da­rem a ques­tão do pro­jec­to de trans­for­ma­ção do Fó­rum Par­la­men­tar da SADC em Par­la­men­to Re­gi­o­nal.

“Va­mos se­gui-lo; abor­dar, atra­vés dos mi­nis­tros das Re­la­ções Ex­te­ri­o­res, do Conselho de Mi­nis­tro e re­flec­tir­mos pri­mei­ro a me­lhor for­ma de abor­dar es­sa si­tu­a­ção jun­to dos Che­fes de Es­ta­do”, dis­se.

Fer­nan­do da Pi­e­da­de Di­as dos San­tos ga­ran­tiu que os de­pu­ta­dos, co­mo re­pre­sen­tan­tes le­gí­ti­mos dos seus res­pec­ti­vos po­vos, tu­do fa­rão pa­ra se cum­prir as ori­en­ta­ção e de­ci­sões da Ci­mei­ra dos Che­fes de Es­ta­do e lu­ta­rão pa­ra me­lho­rar as re­la­ções de ami­za­de en­tre os po­vos e a co­o­pe­ra­ção en­tre os Es­ta­dos. O lí­der do Par­la­men­to an­go­la­no re­al­çou a ques­tão re­la­ci­o­na­da aos apá­tri­das na re­gião e o lan­ça­men­to da Lei Mo­de­lo so­bre Ca­sa­men­tos Pre­ma­tu­ros.

“Tra­ba­lha­mos ar­du­a­men­te e pen­so que es­se jan­tar tam­bém ser­ve pa­ra co­nhe­cer­mo-nos mais e re­la­xar um bo­ca­do”, dis­se, agra­de­cen­do, em no­me dos de­pu­ta­dos do FP da SADC, par­la­men­tos na­ci­o­nais da re­gião e fun­ci­o­ná­ri­os par­la­men­ta­res da or­ga­ni­za­ção, ao pre­si­den­te da As­sem­bleia Na­ci­o­nal do Zim­babwe e às au­to­ri­da­des lo­cais, pe­lo aco­lhi­men­to.

Du­ran­te o jan­tar, os de­le­ga­dos ao Fó­rum Par­la­men­tar par­ti­lha­ram as­pec­tos cul­tu­rais, co­mo a mú­si­ca e a dan­ça. O Par­la­men­to do Zim­babwe pro­ce­deu à en­tre­ga de lem­bran­ças a ca­da che­fe de de­le­ga­ção.

Ao in­ter­vir no mes­mo ac­to, o pre­si­den­te da As­sem­bleia Na­ci­o­nal do Zim­babwe, Ja­cob Mu­den­da, res­sal­tou o fac­to de te­rem si­do apre­sen­ta­das leis mo­de­lo na SADC e dis­se ser im­por­tan­te sal­va­guar­dar es­ses ins­tru­men­tos ju­rí­di­cos.

An­go­la, na pes­soa do lí­der do Par­la­men­to, Fer­nan­do da Pi­e­da­de Di­as dos San­tos, foi elei­ta por una­ni­mi­da­de pre­si­den­te do Fó­rum Par­la­men­tar da SADC. O man­da­to é de dois anos (2016-2018). O Par­la­men­to do Zim­babwe foi elei­to vi­ce-pre­si­den­te do órgão.

A 40ª as­sem­bleia ple­ná­ria do Fó­rum Par­la­men­tar da SADC en­cer­rou for­mal­men­te os seus tra­ba­lhos no do­min­go, mas on­tem os de­le­ga­dos par­ti­ci­pa­ram de uma ex­cur­são.

ROGÉRIO TUTI

Pre­si­den­te da As­sem­bleia Na­ci­o­nal con­si­de­rou ne­ces­sá­ria a cri­a­ção de re­la­ções mais aber­tas e de mai­or cir­cu­la­ção en­tre os Es­ta­dos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.