Fes­ti­val de Dur­ban com Eva Rap Di­va

Jornal de Angola - - PARTADA - ANTÓNIO CRUZ

A can­to­ra Eva Rap Di­va foi uma das fi­gu­ras de des­ta­que do Fes­ti­val In­ter­na­ci­o­nal Es­sen­ce, a de­cor­rer na ci­da­de de Dur­ban, na pro­vín­cia sul-afri­ca­na de Kwa­zu­lo-Na­tal, des­de o dia 8 de No­vem­bro.

Eva Rap Di­va in­ter­veio no pai­nel de­di­ca­do à mú­si­ca e o en­tre­te­ni­men­to do fes­ti­val, que acon­te­ce pe­la pri­mei­ra vez num país africano. As pri­mei­ras edi­ções ti­ve­ram lu­gar na ci­da­de nor­te-ame­ri­ca­na de No­va Or­leães.

Di­an­te de uma pla­teia con­si­de­rá­vel, que in­clui pes­so­as oriun­das de vá­ri­os paí­ses de África, Eu­ro­pa e Amé­ri­ca, Eva Rap Di­va não dei­xou os seus cré­di­tos em mãos alhei­as. “Des­fi­lou” o seu ta­len­to no pal­co do Cen­tro de Exi­bi­ções de Dur­ban e dei­xou os es­pec­ta­do­res em de­lí­rio.

Al­gu­mas mú­si­cas in­ter­pre­ta­das pe­la can­to­ra fo­ram acom­pa­nha­das pe­la pla­teia, dei­xan­do Eva Rap Di­va emo­ci­o­na­da, ten­do agra­de­ci­do o ca­ri­nho pro­por­ci­o­na­do pe­los es­pec­ta­do­res e en­de­re­çou uma men­sa­gem de en­co­ra­ja­men­to às mu­lhe­res afri­ca­nas, que con­si­de­rou ba­ta­lha­do­ras.

No mes­mo pal­co, tam­bém no pe­río­do da ma­nhã, ac­tu­a­ram o gru­po Dur­ban Gos­pel Choir, Holly, Es­tel­le, Nai­ma Kai e Kelly Pri­ce.

À noi­te, ac­tu­ou o can­tor nor­te­a­me­ri­ca­no Neyo, que abriu o con­cer­to no Es­tá­dio Moi­sés Mabhi­da. Nayo in­ter­pre­tou vá­ri­as mú­si­cas e a mul­ti­dão que en­cheu o es­tá­dio vi­brou. Se­guiu-se a ac­tu­a­ção do mú­si­co de reg­gae ni­ge­ri­a­no, Bur­na Boy, Wiz­kid e ou­tros.

Co­me­di­an­te Ste­ve Ha­vey

No pai­nel de­di­ca­do ao de­sen­vol­vi­men­to de ca­pa­ci­da­des e ex­pe­ri­ên­ci­as, foi des­ta­cá­vel a in­ter­ven­ção do apre­sen­ta­dor nor­te-ame­ri­ca­no Ste­ve Har­vey, que con­tou aos pre­sen­tes as pe­ri­pé­ci­as por que pas­sou pa­ra atin­gir o pa­ta­mar em que ho­je se en­con­tra e os ca­mi­nhos que acon­se­lha as pes­so­as a se­gui­rem pa­ra al­can­çar o su­ces­so. Ste­ve Har­vey re­fe­riu-se ao in­ci­den­te que en­vol­veu a sua car­rei­ra, num dos con­cur­sos de Miss Uni­ver­so, ex­pli­can­do que al­guns er­ros ser­vem pa­ra as pes­so­as se for­ta­le­ce­rem, fa­zen­do de­les li­ções de vi­da pa­ra fu­tu­ras re­a­li­za­ções.

“Na­da nes­ta vi­da se con­se­gue sem sa­cri­fí­ci­os. As pes­so­as de­vem lu­tar por aqui­lo que que­rem e não es­pe­rar que as coi­sas ve­nham ao seu en­con­tro”, dis­se Ste­ve Har­vey na sua in­ter­ven­ção no Cen­tro In­ter­na­ci­o­nal de Con­ven­ções de Dur­ban.

Ou­tros te­mas abor­da­dos até ao mo­men­to fo­ram a ca­pa­ci­ta­ção eco­nó­mi­ca da mu­lher, diá­lo­go em tor­no da trans­for­ma­ção das re­gras de ne­gó­ci­os, in­dús­tria cri­a­ti­va, pro­du­ção e en­tre­te­ni­men­to.

Por mais de du­as dé­ca­das, o Es­sen­ce Fes­ti­val es­ta­be­le­ceu-se co­mo um even­to que atrai mais de 450 mil par­ti­ci­pan­tes de to­do o Mun­do pa­ra No­va Or­leãs, ano após ano. O en­tre­te­ni­men­to e a tro­ca de co­nhe­ci­men­tos tem um im­pac­to eco­nó­mi­co de mais de 200 mi­lhões de dó­la­res na eco­no­mia lo­cal e a cri­a­ção de mui­tos pos­tos de em­pre­go.

O Es­sen­ce Fes­ti­val Dur­ban se­gue um for­ma­to se­me­lhan­te a um even­to anu­al em No­va Or­leães, apre­sen­tan­do ar­tis­tas e pa­les­tran­tes in­ter­na­ci­o­nais pa­ra en­tre­ter e trans­mi­tir ex­pe­ri­ên­ci­as, bem co­mo uma sé­rie de ar­tis­tas e es­pe­ci­a­lis­tas lo­cais.

PAULO MULAZA

Can­to­ra foi aplau­di­da no fes­ti­val de Dur­ban

DR

Can­to­ra an­go­la­na te­ve des­ta­que em Dur­ban

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.