Equi­pa fe­mi­ni­na de Andebol tem jo­go de con­tro­lo no Por­to

Jornal de Angola - - PARTADA - TE­RE­SA LUÍS|

De­cor­ri­dos dez di­as de es­tá­gio na re­gião de Gaia, Por­tu­gal, a Se­lec­ção Na­ci­o­nal sé­ni­or fe­mi­ni­na de andebol re­a­li­za ho­je o ter­cei­ro jo­go de con­tro­lo, di­an­te da equi­pa jú­ni­or mas­cu­li­na do FC Por­to, in­se­ri­do na preparação pa­ra o Cam­pe­o­na­to Africano das Nações (CAN), a de­cor­rer em Lu­an­da, de 27 de No­vem­bro a 8 de De­zem­bro.

As Pé­ro­las de África na se­ma­na pas­sa­da triun­fa­ram fren­te à for­ma­ção do Pal­mei­ras por 51-20 e 30-17, com um con­jun­to es­pa­nhol. A equi­pa trei­na­da por Fi­li­pe Cruz pre­ten­de re­a­li­zar no to­tal cin­co a seis jo­gos de con­tro­lo, ten­do em vis­ta o al­can­ce da me­lhor for­ma des­por­ti­va.

Com os sis­te­mas de­fen­si­vos 5-1 e 3-3 o técnico Fi­li­pe Cruz, em de­cla­ra­ções ao ca­nal des­por­ti­vo da Rá­dio Na­ci­o­nal, ex­pli­cou que an­seia ver uma equi­pa em mo­vi­men­to.

“É im­por­tan­te que as atle­tas jo­guem sem bo­la, e ha­ja co­or­de­na­ção en­tre os di­fe­ren­tes sec­to­res. No­ta­se que há de­di­ca­ção e es­tão em­pe­nha­das pa­ra jo­gar o CAN, e re­pre­sen­tar as co­res da se­lec­ção. Há uma gran­de mo­ti­va­ção, e nin­guém quer fi­car de fo­ra”, su­bli­nhou.

Ilí­dio Cândido, vi­ce-pre­si­den­te da fe­de­ra­ção, que acom­pa­nha o es­tá­gio do “se­te”na­ci­o­nal em Gaia, dis­se que ad­mi­nis­tra­ti­va­men­te es­tá tu­do re­sol­vi­do.

“Nin­guém se quei­xa de ab­so­lu­ta­men­te na­da. O que foi pro­me­ti­do es­tá a ser cum­pri­do. Quan­do as par­tes cum­prem com as su­as res­pon­sa­bi­li­da­de, não há pro­ble­mas”fri­sou.So­bre o ob­jec­ti­vo de con­quis­tar o tí­tu­lo per­di­do em Ar­gel, Ilí­dio Cândido ar­gu­men­tou: “Sem­pre que en­trar­mos pa­ra uma com­pe­ti­ção afri­ca­na so­mos can­di­da­tos. Ape­sar da pres­são que di­zem exis­tir, por jo­gar­mos di­an­te do nos­so pú­bli­co, pen­sa­mos que te­mos mai­o­res res­pon­sa­bi­li­da­des. Tu­do fa­re­mos pa­ra con­fir­mar a con­di­ção de can­di­da­tos e ven­cer a pro­va.”An­go­la dis­pu­ta o Africano in­se­ri­do no Gru­po A, en­ca­be­ça­do pe­lo Con­go De­mo­crá­ti­co (vi­ce­cam­peão), Ca­ma­rões, Se­ne­gal e Cos­ta do Mar­fim. A Tu­ní­sia (cam­peão) es­tá à ca­be­ça da Sé­rie B, com as si­mi­la­res da Ar­gé­lia, Con­go Braz­za­vil­le e Gui­né Co­na­cri. O CAN qua­li­fi­ca os três ocu­pan­tes do pó­dio pa­ra o mun­di­al de 2017, a dis­pu­tar-se na Ale­ma­nha.

Fi­li­pe Cruz con­ta com as se­guin­tes jo­ga­do­ras: Te­re­sa Al­mei­da “Bá” e Nei­de Bar­bo­sa (guar­da-re­des), Az­nai­de Carlos, Isa­bel Gui­a­lo, Lou­re­na Carlos, Mag­da Ca­zan­ga e Vil­ma Ne­gan­ga (meia-dis­tân­ci­as), Lur­des Mon­tei­ro, Luí­sa Ki­a­la e Wu­ta Dom­ba­xi (uni­ver­sais), Ja­neth San­tos, Ju­li­a­na Ma­cha­do, Jo­el­ma Vi­e­gas, Dal­va Pe­rez, Na­tá­lia Bernardo e Ca­ro­li­na Mo­rais (pon­tas), Al­ber­ti­na Kas­so­ma e Li­li­a­na Ve­nân­cio(Pivôs).

JOSÉ SOARES

Se­lec­ção sé­ni­or fe­mi­ni­na quer atin­gir boa for­ma com jo­gos de ele­va­do grau de di­fi­cul­da­de

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.