Mer­ca­do de Bol­sa é aberto ao pú­bli­co

Jornal de Angola - - PARTADA - JOSINA DE CARVALHO|

An­go­la e Chi­na es­tão a es­tu­dar a pos­si­bi­li­da­de de as­si­na­tu­ra de acor­do de co­o­pe­ra­ção nas áre­as de Ins­pec­ção e Qu­a­ren­te­na das zo­nas ae­ro­por­tuá­ri­as e ma­rí­ti­mas, pa­ra pre­ven­ção e com­ba­te a epi­de­mi­as.

A in­for­ma­ção foi avan­ça­da on­tem, em Lu­an­da, pe­la se­cre­tá­ria de Estado pa­ra a Co­o­pe­ra­ção, Ân­ge­la Bra­gan­ça, no fi­nal do en­con­tro com o vi­ce-mi­nis­tro da Ad­mi­nis­tra­ção Ge­ral de Su­per­vi­são de Qua­li­da­de, Ins­pec­ção e Qu­a­ren­te­na da Chi­na, Chen Gang.

Ân­ge­la Bra­gan­ça ex­pli­cou que os dois paí­ses es­tão a ana­li­sar a pos­si­bi­li­da­de de pre­ven­ção e com­ba­te das epi­de­mi­as atra­vés de ac­ções que pro­mo­vem a saú­de a ní­vel das co­mu­ni­da­des, co­mo a cons­tru­ção de ins­ti­tui­ções que pres­tam ser­vi­ços de saú­de, de mo­do a evi­tar a pro­cu­ra des­te ti­po de ser­vi­ços fo­ra das su­as zo­nas de re­si­dên­cia. “Se apos­tar­mos na pre­ven­ção e con­tro­lo das epi­de­mi­as se­rá me­lhor pa­ra to­dos, por­que ci­da­dãos mais sau­dá­veis são um gran­de su­por­te pa­ra o de­sen­vol­vi­men­to do país”, fri­sou. Além da área da saú­de, a se­cre­tá­ria de Estado afir­mou ha­ver pos­si­bi­li­da­de dos dois paí­ses am­pli­a­rem a co­o­pe­ra­ção nos do­mí­ni­os da Cons­tru­ção, En­ge­nha­ria, Ar­qui­tec­tu­ra, Eco­no­mia e Mi­nas. “Há um le­que mui­to vas­to de áre­as de co­o­pe­ra­ção com a Chi­na. Te­mos de ter a ca­pa­ci­da­de de de­sen­vol­vê-la, ten­do em con­ta os enor­mes de­sa­fi­os que o país tem no âm­bi­to da di­ver­si­fi­ca­ção eco­nó­mi­ca.”

O vi­ce-mi­nis­tro da Ad­mi­nis­tra­ção Ge­ral de Su­per­vi­são de Qua­li­da­de, Ins­pec­ção e Qu­a­ren­te­na da Chi­na dis­se que o seu país tem um sis­te­ma de con­tro­lo e pre­ven­ção de epi­de­mi­as aper­fei­ço­a­do e com­ple­to, que pre­ten­de dar a co­nhe­cer a An­go­la e a ou­tros paí­ses afri­ca­nos em vi­as de de­sen­vol­vi­men­to, no sen­ti­do de trans­mi­ti­rem a sua ex­pe­ri­ên­cia pa­ra a me­lho­ria do am­bi­en­te de saú­de em Áfri­ca.

“O go­ver­no chi­nês va­lo­ri­za mui­to a co­o­pe­ra­ção Chi­na-Áfri­ca e con­si­de­ra An­go­la um par­cei­ro im­por­tan­te. Por is­so, que­re­mos que a nos­sa co­o­pe­ra­ção se­ja am­pli­a­da e apro­fun­da­da”, de­cla­rou o vi­ce-mi­nis­tro da Ad­mi­nis­tra­ção Ge­ral de Su­per­vi­são de Qua­li­da­de, Ins­pec­ção e Qu­a­ren­te­na da Chi­na .

KINDALA MA­NU­EL

Vi­ce-mi­nis­tro chi­nês es­tá em Lu­an­da

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.