Leis da Co­mu­ni­ca­ção So­ci­al vão a vo­ta­ção

Jornal de Angola - - POLÍTICA -

Os de­pu­ta­dos vo­tam, na ses­são ple­ná­ria de sex­ta-fei­ra, o Pa­co­te Le­gis­la­ti­vo da Co­mu­ni­ca­ção So­ci­al. O con­jun­to de di­plo­mas pro­pos­tos pe­lo Exe­cu­ti­vo pre­ten­de re­gu­lar o exer­cí­cio da ac­ti­vi­da­de jor­na­lís­ti­cas, as re­gras es­ta­tu­tá­ri­as que de­fi­nem os re­qui­si­tos da ac­ti­vi­da­de e de­mais con­di­ções pa­ra o exer­cí­cio da pro­fis­são.

No pa­co­te, cons­tam as pro­pos­tas de Lei de Im­pren­sa, o Es­ta­tu­to do Jor­na­lis­ta, o exer­cí­cio da ac­ti­vi­da­de de ra­di­o­di­fu­são e a En­ti­da­de Re­gu­la­do­ra da Co­mu­ni­ca­ção So­ci­al. A pro­pos­ta de Lei de Im­pren­sa re­sul­ta da ne­ces­si­da­de de a ade­quar à Cons­ti­tui­ção da Re­pú­bli­ca e às trans­for­ma­ções po­lí­ti­cas, eco­nó­mi­cas e so­ci­ais ocor­ri­das no país. O di­plo­ma vi­sa con­cre­ti­zar o exer­cí­cio dos di­rei­tos, li­ber­da­des e ga­ran­ti­as fun­da­men­tais dos ci­da­dãos, no que tan­ge à li­ber­da­de de im­pren­sa e de ex­pres­são.

Já a pro­pos­ta de Lei so­bre o Es­ta­tu­to do Jor­na­lis­ta tem co­mo ob­jec­ti­vo prin­ci­pal a de­fi­ni­ção dos pa­râ­me­tros do exer­cí­cio da pro­fis­são de jor­na­lis­ta, as­sim co­mo os di­rei­tos, de­ve­res e res­pon­sa­bi­li­da­des pro­fis­si­o­nais. O di­plo­ma es­ta­be­le­ce o de­ver do jor­na­lis­ta pau­tar o exer­cí­cio da pro­fis­são no res­pei­to e observação das nor­mas le­gais per­ti­nen­tes e da éti­ca e de­on­to­lo­gia pro­fis­si­o­nais.

A pro­pos­ta ga­ran­te, igual­men­te, o di­rei­to do jor­na­lis­ta de aces­so às fon­tes de in­for­ma­ção e ao si­gi­lo pro­fis­si­o­nal, bem co­mo es­ta­be­le­ce o prin­cí­pio da res­pon­sa­bi­li­da­de por ac­tos por ele pra­ti­ca­dos que in­frin­jam a lei. O Es­ta­tu­to cla­ri­fi­ca, além dis­so, as con­di­ções em que um jor­na­lis­ta es­tran­gei­ro po­de exer­cer a pro­fis­são em ter­ri­tó­rio na­ci­o­nal.

Um ou­tro di­plo­ma que cons­ta do pa­co­te é a pro­pos­ta de Lei so­bre o Exer­cí­cio da Ac­ti­vi­da­de de Ra­di­o­di­fu­são que sur­ge da ne­ces­si­da­de de ac­tu­a­li­zar a le­gis­la­ção so­bre ra­di­o­di­fu­são, adap­tan­do-a à no­va re­a­li­da­de po­lí­ti­ca, eco­nó­mi­ca e so­ci­al do país.

A pro­pos­ta de Lei da En­ti­da­de Re­gu­la­do­ra da Co­mu­ni­ca­ção So­ci­al An­go­la­na vi­sa a cri­a­ção de me­ca­nis­mos de re­gu­la­ção e ga­ran­tia da ob­jec­ti­vi­da­de, ri­gor e isen­ção da in­for­ma­ção, pa­ra cor­res­pon­der à no­va re­a­li­da­de po­lí­ti­ca e eco­nó­mi­ca do país.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.