DIAMANTES

Jornal de Angola - - PARTADA -

Ve­ne­zu­e­la vol­ta a fa­zer par­te da lis­ta do Pro­ces­so Kim­ber­ley

A Ve­ne­zu­e­la foi au­to­ri­za­da, por una­ni­mi­da­de, a rein­te­grar o Pro­ces­so de Kim­ber­ley (PK), du­ran­te a ple­ná­ria re­a­li­za­da des­de do­min­go até on­tem, em Du­bai, nos Emi­ra­dos Ára­bes Uni­dos, com a par­ti­ci­pa­ção de uma de­le­ga­ção an­go­la­na, in­di­ca uma no­ta de im­pren­sa a que a An­gop te­ve aces­so.

No dis­cur­so de aber­tu­ra da ple­ná­ria, o pre­si­den­te do Pro­ces­so de Kim­ber­ley, Ah Bin Su­layem, que ces­sou on­tem o seu man­da­to, apre­sen­tou o re­la­tó­rio do tra­ba­lho de­sen­vol­vi­do du­ran­te o ano em que es­te­ve à fren­te do pro­ces­so (2016), adi­an­tan­do al­gu­mas pro­pos­tas pa­ra a re­vi­ta­li­za­ção do or­ga­nis­mo.

Ah Bin Su­layem propôs a cri­a­ção de uma se­de per­ma­nen­te pa­ra o se­cre­ta­ri­a­do do PK, uma no­va me­to­do­lo­gia de ava­li­a­ção dos diamantes, uma re­ver­sa do pre­ço do di­a­man­te po­li­do e um só­li­do pro­ces­so de go­ver­na­ção. Na quar­ta-fei­ra, os gru­pos de tra­ba­lho apre­sen­ta­ram um co­mu­ni­ca­do fi­nal que vai di­tar a pre­si­dên­cia da Aus­trá­lia pa­ra o ano de 2017 e tor­nar pú­bli­ca a can­di­da­tu­ra do vi­ce­pre­si­den­te da par­te da União Eu­ro­peia. A rein­te­gra­ção da Ve­ne­zu­e­la no PK foi as­su­mi­da co­mo de­sa­fio por An­go­la, du­ran­te a sua pre­si­dên­cia no ano pas­sa­do. “Va­mos dar con­ti­nui­da­de ao diá­lo­go com a Ve­ne­zu­e­la pa­ra o seu re­gres­so à fa­mí­lia do Pro­ces­so Kim­ber­ley”, pro­me­teu o mi­nis­tro da Ge­o­lo­gia e Mi­nas, ao as­su­mir a pre­si­dên­cia anu­al do PK, a 20 de Ja­nei­ro de 2015.

“As­su­mi­mos os­de­sa­fi­os, de­fen­den­do o re­gres­so dos diamantes da Re­pú­bli­ca Cen­tro Afri­ca­na ao mer­ca­do cer­ti­fi­ca­do, as­sim co­mo a ad­mis­são de Mo­çam­bi­que na or­ga­ni­za­ção.”, re­fe­riu Fran­cis­co Qu­ei­roz.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.