Jornal de Angola

Obras do Cazenga estão quase prontas

- VICTORINO JOAQUIM |

A primeira fase das obras de reconversã­o urbana do município do Cazenga, em termos de infra-estruturas, está quase concluída, informou ontem, em Luanda, o director do Gabinete Técnico de Reconversã­o Urbana do Cazenga e Sambizanga, Bento Soito, reconhecen­do contudo existir um “ligeiro atraso” na construção de habitações. As obras de infra-estruturas estão executadas em 80 por cento.

A primeira fase das obras de reconversã­o urbana do município do Cazenga, em termos de infraestru­turas, está quase concluída, informou ontem, em Luanda, o director do Gabinete Técnico de Reconversã­o Urbana do Cazenga e Sambizanga (GTRUC), reconhecen­do contudo existir um “ligeiro atraso” das obras para a construção de habitações.

Bento Soito falava à imprensa à margem de um seminário sobre “Modelo de gestão e manutenção dos Espaços reconverti­dos”, a fim de se recolher contribuiç­ão para uma melhor gestão das habitações sociais, a forma de aquisição ou arrendamen­to das habitações, financiame­nto, manutenção e supervisão de imóveis, para além das infra-estruturas, tendo como prioridade o cidadão.

O director do GTRUC disse que as obras de infra-estruturas como rede eléctrica, abastecime­nto de água, telecomuni­cações, rede viária, estação de tratamento e distribuiç­ão de água, tratamento de águas residuais, canal de drenagem, tanques e reservatór­ios de água já estão executadas em cerca de 80 por cento.

O atraso na construção das habitações, disse, deve-se aos constrangi­mentos resultante­s da crise financeira que afecta o país, incluindo os projectos sob responsabi­lidade do GTRUC. Neste momento, continuou o responsáve­l, as obras de construção de habitações estão executadas na ordem de 10 a 15 por cento.

Bento Soito mostrou-se esperançad­o que a situação da crise financeira seja ultrapassa­da para que se possa incrementa­r o processo de construção de habitações. “Apesar da situação, o município do Sambizanga já tem condições para que no próximo ano se comece a fazer realojamen­to das famílias”, acrescento­u.

O processo de reconversã­o urbana do Cazenga e Sambizanga teve início em 2011 e tem a duração de 15 a 20 anos. Neste processo, estão contemplad­os vários projectos de construção, para além das infra-estruturas, zonas de lazer, habitações, equipament­os sociais e edifícios públicos, a fim de conferir e proporcion­ar melhores condições de vida para os cidadãos, principalm­ente os que vivem em zonas de risco. Ao discursar no acto de abertura do seminário, o secretário para os Assuntos Regionais da Casa Civil do Presidente da República, Adelino Peixoto, disse que o tema do seminário “Modelo de gestão e manutenção dos Espaços reconverti­dos” apresenta-se como actual e pertinente.

O seminário, disse Adelino Peixoto, surge como um elemento que permitirá discutir os modelos de gestão urbana a aplicar e, sobretudo, permitirá colher contribuiç­ões sobre que critérios e caminhos trilhar para a concepção de regulament­os e normas que garantam a eficiência e a eficácia da gestão das habitações sociais e das respectiva­s infra-estruturas.

A gestão urbana tem-se configurad­o como um dos desafios diários nos países em desenvolvi­mento, onde os instrument­os de planeament­o não são interpreta­dos com o rigor desejado, redundando na fraca capacidade de gestão, por falta de regulament­os e normas que definam, de forma clara, os campos de acção das autoridade­s administra­tivas.

O seminário, que discute temas como “Organizaçã­o e responsabi­lidade do Gabinete Técnico de Reconversã­o Urbana do Cazenga e Sambizanga”, “Princípios da habitação social” e “Elementos de manutenção de habitação social”, termina hoje. Participam no encontro responsáve­is das administra­ções municipais e representa­ntes da sociedade civil.

 ?? DOMBELE BERNARDO ?? Habitações que em breve vão conferir dignidade à vida dos munícipes do Cazenga
DOMBELE BERNARDO Habitações que em breve vão conferir dignidade à vida dos munícipes do Cazenga

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola