Chi­ko­ti em reu­nião na União Eu­ro­peia

Jornal de Angola - - POLÍTICA -

O mi­nis­tro das Re­la­ções Ex­te­ri­o­res, Ge­or­ges Chi­ko­ti, reu­niu quin­ta­fei­ra, em Bru­xe­las, com a al­ta re­pre­sen­tan­te e vi­ce-pre­si­den­te da União Eu­ro­peia, Fe­de­ri­ca Moghe­ri­ni, à mar­gem da con­fe­rên­cia de do­a­do­res pa­ra a Re­pú­bli­ca Cen­tro Afri­ca­na.

An­go­la es­te­ve pre­sen­te com uma de­le­ga­ção in­te­gra­da pe­lo em­bai­xa­dor Jo­a­quim do Es­pí­ri­to San­to, di­rec­tor pa­ra Áfri­ca e Mé­dio Ori­en­te e or­ga­ni­za­ções re­gi­o­nais do Mi­nis­té­rio das Re­la­ções Ex­te­ri­o­res, e a re­pre­sen­tan­te de An­go­la jun­to da União Eu­ro­peia, Eli­sa­beth Sim­brão.

Na quin­ta-fei­ra, o mi­nis­tro dis­cur­sou na se­de da Co­mis­são da União Eu­ro­peia (UE), na Con­fe­rên­cia In­ter­na­ci­o­nal de Do­a­do­res pa­ra a Re­pú­bli­ca Cen­tro Afri­ca­na, e ga­ran­tiu que, ape­sar da si­tu­a­ção so­ci­al e eco­nó­mi­ca di­fí­cil, o Go­ver­no an­go­la­no rei­te­ra, tal co­mo o fez du­ran­te o pe­río­do de tran­si­ção na RCA, a sua dis­po­ni­bi­li­da­de em pres­tar aju­da na me­di­da das pos­si­bi­li­da­des. Re­cons­tru­ção da Re­pú­bli­ca Cen­tro Afri­ca­na.

Mon­tan­tes sa­tis­fa­zem

A Re­pú­bli­ca Cen­tro Afri­ca­na (RCA) con­se­guiu quin­ta-fei­ra, na con­fe­rên­cia com do­a­do­res or­ga­ni­za­da pe­la União Eu­ro­peia (UE) em Bru­xe­las, 2.060 mi­lhões de dó­la­res pa­ra os pró­xi­mos três anos pa­ra a re­cons­tru­ção e es­ta­bi­li­za­ção do país.

O mon­tan­te, que faz par­te de um pla­no de cin­co anos es­ti­ma­do em 3.161 mi­lhões de dó­la­res, é su­pe­ri­or ao que se es­pe­ra­va al­can­çar. Se­gun­do a al­ta re­pre­sen­tan­te da União Eu­ro­peia pa­ra a po­lí­ti­ca ex­ter­na, Fe­de­ri­ca Moghe­ri­ni, o país “vi­veu uma cri­se pro­fun­da, mas es­tá a vi­rar a pá­gi­na” após três anos de con­fli­to ar­ma­do.

“A re­con­ci­li­a­ção não é ape­nas ne­ces­sá­ria, é tam­bém pos­sí­vel”, fri­sou, no iní­cio da con­fe­rên­cia de do­a­do­res, na qu­al a Co­mis­são Eu­ro­peia (CE) pro­me­teu 409 mi­lhões de eu­ros pa­ra o pe­río­do 2016-2020.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.