Lan­ça­do aler­ta so­bre mau uso de an­ti­bió­ti­cos

Jornal de Angola - - SOCIEDADE -

A Organização Mun­di­al da Saú­de (OMS) aler­tou quin­ta-fei­ra, em Ge­ne­bra, pa­ra os da­nos que o uso in­de­vi­do ou ina­de­qua­do de an­ti­bió­ti­cos cau­sa à sau­de hu­ma­na.

A OMS re­a­li­za até ama­nhã a Se­ma­na Mun­di­al de Cons­ci­en­ci­a­li­za­ção so­bre os An­ti­bió­ti­cos, com o ob­jec­ti­vo de cha­mar a aten­ção da po­pu­la­ção glo­bal so­bre a re­sis­tên­cia an­ti­mi­cro­bi­a­na e en­co­ra­jar as “bo­as prá­ti­cas” do pú­bli­co ge­ral.

O me­di­ca­men­to, ad­ver­te a OMS, só de­ve ser usa­do com pres­cri­ção mé­di­ca. A co­or­de­na­do­ra do Pro­gra­ma de Vi­gi­lân­cia do Sis­te­ma de Re­sis­tên­cia aos An­ti­mi­cro­bi­a­nos da OMS, Car­mem Pes­soa Silva, dis­se à Rá­dio ONU que a agên­cia tem cha­ma­do a aten­ção de to­dos os paí­ses pa­ra o fac­to de mui­tas in­fec­ções cau­sa­das por di­ver­sos ti­pos de mi­cro-or­ga­nis­mos se tor­na­rem in­tra­tá­veis.

“Se ne­nhu­ma ac­ção for fei­ta nes­te mo­men­to, não te­re­mos pos­si­bi­li­da­de de cu­ra pa­ra as in­fec­ções co­muns num fu­tu­ro pró­xi­mo”, avi­sou Car­mem Pes­soa Silva.

A OMS ini­ci­ou es­te ano uma pes­qui­sa pa­ra sa­ber on­de o uso ina­de­qua­do dos an­ti­bió­ti­cos é mais acen­tu­a­do. Car­mem Pes­soa Silva fa­lou ain­da so­bre os cin­co ob­jec­ti­vos da OMS pa­ra com­ba­ter o pro­ble­ma.

O pri­mei­ro ob­jec­ti­vo es­tra­té­gi­co é au­men­tar o ní­vel de cons­ci­ên­cia de to­dos so­bre a re­sis­tên­cia aos an­ti­mi­cro­bi­a­nos, o se­gun­do é ter co­nhe­ci­men­to do que se pas­sa e au­men­tar o grau de vi­gi­lân­cia e o ter­cei­ro é au­men­tar to­dos os es­for­ços pa­ra o con­tro­lo de in­fec­ções.

O quar­to ob­jec­ti­vo é op­ti­mi­zar to­das as for­mas de uso de an­ti­mi­cro­bi­a­nos e o quin­to é de­sen­vol­ver no­vas ar­mas de pre­ven­ção de in­fec­ção.

A mé­di­ca acen­tu­ou ha­ver con­sen­so en­tre os paí­ses de que es­sas são as in­ter­ven­ções fun­da­men­tais pa­ra con­tro­lar a cur­to e lon­go pra­zo o pro­ble­ma de re­sis­tên­cia aos an­ti­bió­ti­cos.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.