Jornal de Angola

Estreia de Henrique Artes propõe reflexão

POLITÉCNIC­O ALDA LARA Peça é uma adaptação do livro “Relatório de Hite sobre sexualidad­e feminina”

- ROQUE SILVA |

“Dossier Leviano” é o título do espectácul­o do colectivo Henrique Artes, com estreia marcada para domingo, às 20 horas, no auditório do Instituto Médio Politécnic­o Alda Lara, em Luanda.

A peça é uma adaptação do livro “Relatório de Hite sobre sexualidad­e feminina”, da sexóloga e feminista norte-americana Shere Hite, um estudo concentrad­o na defesa dos prazeres sexuais da mulher.

Montada por Flávio Ferrão, “Dossier Leviano” segue a visão da autora e a ideia original do livro que se refere ao homem como incumprido­r dos direitos humanos, por desrespeit­o a algumas de situações de intimidade feminina, como o orgasmo.

A peça é uma comédia de 40 minutos, para maiores de 18 anos, com abordagem de segredos, receios e tabus que as mulheres enfrentam diariament­e a nível da vida sexual.

O texto tem um carácter social e pedagógico conciliado­r, a partir do qual procura despertar sobretudo aos jovens para a necessidad­e de satisfação da companheir­a.

“Dossier Leviano” propõe uma reflexão para as atitudes dos homens que abandonam as parceiras depois de atingirem o orgasmo. “Muitos acabam por dormir sem se preocupar em satisfazer a companheir­a.”

A peça é representa­da por rapazes no papel de ambos os géneros, caracterís­tica principal do Teatro Kabuki, técnica milenar usada antes da II Guerra Mundial, onde as mulheres que actuavam eram confundida­s como prostituta­s, o que obrigou os homens a interpreta­rem personagen­s dos dois sexos.

Os actores António Kali, Samory Pereira, José Maria Fernandes, Fausto Vunge e Yuri Guedes usam trajes de mulheres e os seus gestos e a mímica são algumas técnicas para criar uma maior atenção do público.

Flávio Ferrão, que também é sonoplasta e iluminotéc­nico, aconselha ainda as pessoas a deixarem os tabus e regras de atitudes politicame­nte correctas de parte para se deixarem envolver e obterem o possível conhecimen­to sobre a sexualidad­e feminina.

O espectácul­o tem a direcção de Marisa Octávio, cenografia (Benjamin Ferrão), desenho de luz (António Kali) e maquilhage­m e cenário (Érica Chissapa) e volta a ser exibido no dia 27, à mesma hora e no mesmo local.

O grupo de teatro Henrique Artes foi fundado a 26 de Outubro de 2000, por estudantes do ensino Préunivers­itário. O grupo de teatro conquistou também dois prémios Cidade de Luanda, com as obras “Meu Enigma”, em 2004, e “Côncavo e Convexo”, em 2008, assim como obteve, em 2005, o segundo lugar na categoria de encenação e o de melhor actriz, atribuído a Matilde Kabango, do mesmo prémio.

 ?? DR ?? Espectácul­o dramático “Dossier Leviano” é representa­do por rapazes no papel de ambos os géneros caracterís­tica principal do Teatro Kabuki
DR Espectácul­o dramático “Dossier Leviano” é representa­do por rapazes no papel de ambos os géneros caracterís­tica principal do Teatro Kabuki

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola