Vi­a­gem e his­tó­ri­as

Jornal de Angola - - TURISMO -

Otu­ris­mo tam­bém te­ve o seu es­pa­ço. As agên­ci­as lo­cais apro­vei­ta­ram a opor­tu­ni­da­de pa­ra le­var os vi­si­tan­tes aos pon­tos de mai­or in­te­res­se tu­rís­ti­co de Dur­ban. A vi­a­gem co­me­çou no res­tau­ran­te Ro­ma, no to­po de uma tor­re, no cen­tro da ci­da­de, que se des­ta­ca por gi­rar co­mo um car­ros­sel, mas a uma ve­lo­ci­da­de mais len­ta, dan­do aos cli­en­tes vá­ri­as vis­tas en­quan­to con­so­mem uma re­fei­ção.

Im­po­nen­te Usha­ka Ma­ri­ne

A se­gun­da pa­ra­gem acon­te­ceu no im­po­nen­te em­pre­en­di­men­to Usha­ka Ma­ri­ne, er­gui­do em ho­me­na­gem a um che­fe tri­bal e guer­rei­ro zu­lo. “Is­so fi­ca ain­da mais bo­ni­to vis­to de ci­ma”, dis­se a ci­ce­ro­ne aos pre­sen­tes.

Usha­ka Ma­ri­ne é um pon­to de gran­de re­fe­rên­cia na ci­da­de de Dur­ban, re­ple­to de ex­tra­va­gân­cia e be­le­za ím­par. É um par­que te­má­ti­co on­de se po­dem en­con­trar di­ver­sas es­pé­ci­es ma­ri­nhas. Tem vis­ta pa­ra o mar e os es­tu­dan­tes vi­si­tam o lo­cal acom­pa­nha­dos dos pro­fes­so­res pa­ra es­tu­dos e des­fru­tar das maravilhas que os­ten­ta.

O “car­tão de vi­si­tas” é o es­pec­tá­cu­lo de gol­fi­nhos, que co­me­ça às 11 ho­ras, mas o lo­cal co­me­ça a fi­car api­nha­do de gen­te mui­to an­tes des­se tem­po, por­que os vi­si­tan­tes que­rem ocu­par o me­lhor lu­gar.

O res­tau­ran­te do em­pre­en­di­men­to es­tá si­tu­a­do num an­ti­go na­vio en­ca­lha­do no lo­cal que foi trans­for­ma­do em mu­seu. O vi­si­tan­te en­tra no po­rão e, atra­vés de vi­dros, ob­ser­va pei­xes, ca­nhões an­ti­gos e ou­tros ob­jec­tos no fun­do do mar.

O par­que ocu­pa uma ex­ten­são de 16 hec­ta­res e com­pre­en­de 5 sec­ções. Além dos es­pec­tá­cu­los de gol­fi­nhos e fo­cas, há pin­guins, tu­ba­rões e rai­as. De­pois do es­pec­tá­cu­lo, o vi­si­tan­te po­de fa­zer fo­tos jun­to de ani­mais aquá­ti­cos, me­di­an­te um pa­ga­men­to.

Inan­da e cu­ri­o­si­da­des

O des­ti­no se­guin­te foi o Mu­seu Mahat­ma Gandhi, que re­flec­te a his­tó­ria da che­ga­da dos pri­mei­ros in­di­a­nos a Dur­ban e da sua con­vi­vên­cia com a po­pu­la­ção lo­cal. Mahat­ma Gandhi foi pa­ra a Áfri­ca do Sul em 1872, na al­tu­ra uma co­ló­nia bri­tâ­ni­ca, on­de ini­ci­ou um mo­vi­men­to pa­ci­fis­ta. O mu­seu in­cor­po­ra obras Fim-de-Se­ma­na

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.