Fal­ta de la­bo­ra­tó­ri­os pre­o­cu­pa aca­dé­mi­cos

Jornal de Angola - - PROVÍNCIAS - JAQUELINO FIGUEIREDO |

A fal­ta de la­bo­ra­tó­ri­os pa­ra as au­las prá­ti­cas pre­o­cu­pa as au­to­ri­da­des aca­dé­mi­cas, pois os es­tu­dan­tes da Es­co­la Su­pe­ri­or Po­li­téc­ni­ca no mu­ni­cí­pio do Soyo che­gam ao fim dos pla­nos cur­ri­cu­la­res sem a pos­si­bi­li­da­de de po­de­rem ali­ar a te­o­ria à prá­ti­ca, dis­se, no Soyo, o rei­tor da Uni­ver­si­da­de 11 de No­vem­bro, afec­ta à Re­gião Aca­dé­mi­ca III, que abran­ge as pro­vín­ci­as de Ca­bin­da e Zai­re.

João Fer­nan­do, que fa­lou pa­ra os jor­na­lis­tas no ac­to de en­cer­ra­men­to da VIII edi­ção das jor­na­das aca­dé­mi­cas e ci­en­tí­fi­cas na Es­co­la Su­pe­ri­or Po­li­téc­ni­ca do Zai­re/Soyo, dis­se que a fal­ta de con­ci­li­a­ção dos con­teú­dos teó­ri­cos à prá­ti­ca de­vi­do à au­sên­cia de la­bo­ra­tó­ri­os es­pe­cí­fi­cos cons­ti­tui um gran­de pro­ble­ma, uma vez que a ins­ti­tui­ção não reú­ne con­di­ções ne­ces­sá­ri­as pa­ra que o bi­nó­mio te­o­ria-prá­ti­ca se efec­ti­ve.

“O mo­men­to de es­tá­gio é um dos gran­des pro­ble­mas que iden­ti­fi­ca­mos na nos­sa ins­ti­tui­ção, pois os es­tu­dan­tes ter­mi­nam os seus pla­nos cur­ri­cu­la­res me­ra­men­te teó­ri­cos e nun­ca vêm che­gar o mo­men­to pa­ra con­ci­li­a­rem o que apren­de­ram no pla­no teó­ri­co à prá­ti­ca”, acres­cen­tou.

João Fer­nan­do afir­mou que a cri­a­ção de con­di­ções pa­ra se al­te­rar o qua­dro nos pró­xi­mos anos cons­ti­tui uma lu­ta do Go­ver­no an­go­la­no, atra­vés do Mi­nis­té­rio do En­si­no Su­pe­ri­or, no sen­ti­do de ver-se cri­a­dos la­bo­ra­tó­ri­os pa­ra que os es­tu­dan­tes pas­sem a ter au­las prá­ti­cas, após o fim dos pla­nos cur­ri­cu­la­res.

Pa­ra não li­mi­tar os es­tu­dan­tes que ter­mi­nam os cur­sos uni­ver­si­tá­ri­os, dis­se o rei­tor da Uni­ver­si­da­de 11 de No­vem­bro, a ins­ti­tui­ção tem bus­ca­do par­ce­ri­as com di­fe­ren­tes em­pre­sas do ra­mo pe­tro­lí­fe­ro e de gás na re­gião, pa­ra mi­ni­mi­zar a di­fi­cul­da­de, uma vez que exis­te uma li­mi­ta­ção de re­cur­sos fi­nan­cei­ros.

“Es­sa é uma lu­ta que nos pro­po­mos ven­cer, ape­sar das li­mi­ta­ções de re­cur­sos fi­nan­cei­ros. Nós te­mos de usar a cri­a­ti­vi­da­de e é as­sim que, por exem­plo, te­mos fei­to re­cur­so às ins­ti­tui­ções se­de­a­das aqui no Soyo, no ca­so da An­go­la LNG e a Ba­se do Kwan­da, pa­ra que nos pos­sam aju­dar nes­te sen­ti­do”, dis­se.

Re­cru­ta­men­to de do­cen­tes

“Te­mos con­tra­tos fir­ma­dos com a Ba­se do Kwan­da, on­de qu­e­re­mos cri­ar con­di­ções pa­ra que os nos­sos es­tu­dan­tes do cur­so de Or­ga­ni­za­ção e Ma­nu­ten­ção In­dus­tri­al pos­sam pra­ti­car, ter­mi­na­do o pla­no cur­ri­cu­lar”, afir­mou João Fer­nan­do, pa­ra quem o mes­mo es­for­ço vai ser en­vi­da­do com An­go­la LNG na pers­pec­ti­va de “abrir-se um es­pa­ço pa­ra in­te­rac­ção on­de os es­tu­dan­tes pos­sam ex­pri­mir na prá­ti­ca o que apren­dem na te­o­ria”, as­se­gu­rou. Por ou­tro la­do, a in­su­fi­ci­ên­cia de pro­fes­so­res na Es­co­la Su­pe­ri­or Po­li­téc­ni­ca do Soyo cons­ti­tui um cal­ca­nhar de Aqui­les, uma si­tu­a­ção que da­ta des­de a In­de­pen­dên­cia de An­go­la, con­si­de­rou o rei­tor da Uni­ver­si­da­de 11 de No­vem­bro, pa­ra quem as con­sequên­ci­as des­ta si­tu­a­ção se re­per­cu­tem na qua­li­da­de de qua­dros.

“Te­mos mui­tos bons do­cen­tes, mas tam­bém te­mos al­guns me­nos bons e nal­gu­mas áre­as até fal­tam, mas a lu­ta vai con­ti­nu­ar pa­ra se re­ver­ter o qua­dro”, sa­li­en­tou o rei­tor da Uni­ver­si­da­de 11 de No­vem­bro.

João Fer­nan­do dis­se tra­tar-se de uma lu­ta in­ces­san­te e a so­lu­ção pas­sa pe­lo re­cru­ta­men­to li­mi­ta­do, ten­do em con­ta os es­cas­sos re­cur­sos fi­nan­cei­ros. “An­te es­tas di­fi­cul­da­des to­das, te­mos um le­ma que é ri­gor na se­lec­ção, mas tam­bém so­li­da­ri­e­da­de, por­tan­to, va­mos com­bi­nar es­sas du­as va­lên­ci­as, na pers­pec­ti­va de ser­vir ca­da vez me­lhor es­sa ins­ti­tui­ção, que é um es­pa­ço do sa­ber”, fri­sou.

JAQUELINO FIGUEIREDO

Mui­tos es­tu­dan­tes che­gam ao fim dos pla­nos cur­ri­cu­la­res sem po­de­rem ali­ar a te­o­ria à prá­ti­ca

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.