Gru­pos car­na­va­les­cos re­ce­bem ma­te­ri­al

Jornal de Angola - - CULTURA -

Um to­tal de 16 gru­pos car­na­va­les­cos, en­tre os quais no­ve in­fan­tis, be­ne­fi­ci­a­ram de ma­te­ri­al di­ver­so pa­ra os pre­pa­ra­ti­vos do Car­na­val 2017, a re­a­li­zar-se de 25 a 28 de Fe­ve­rei­ro do pró­xi­mo ano.

Em de­cla­ra­ções à An­gop, o che­fe do de­par­ta­men­to de ar­tes e acção cul­tu­ral do Namibe, Au­ré­lio Ngun­ga Gu­lawa, fri­sou que os gru­pos re­ce­be­ram pe­ças de te­ci­dos (três ro­los pa­ra ca­da gru­po), api­tos, lu­vas, guar­da-chu­vas, mas­ca­ras e cos­mé­ti­cos.

Au­ré­lio Ngun­ga Gu­lawa sa­li­en­tou que o ma­te­ri­al en­tre­gue aos gru­pos car­na­va­les­co, nes­ta pri­mei­ra fa­se, foi ad­qui­ri­do pe­la Di­rec­ção da Cul­tu­ra em par­ce­ria com o Go­ver­no Pro­vin­ci­al, sen­do que a se­gun­da fa­se es­tá pre­vis­ta pa­ra o mês de Ja­nei­ro de 2017, com a en­tre­ga de ma­te­ri­al por par­te do Mi­nis­té­rio da Cul­tu­ra, por in­ter­mé­dio da Co­mis­são Na­ci­o­nal Pre­pa­ra­tó­ria do Car­na­val.

“Aten­den­do a cri­se que o país en­fren­ta e pa­ra me­lhor exi­bi­ção na pró­xi­ma edi­ção, hou­ve ne­ces­si­da­de de tra­çar­mos li­nhas mes­tres pa­ra os pre­pa­ra­ti­vos do Car­na­val 2017. As con­di­ções es­tão a ser cri­a­das pa­ra uma exi­bi­ção cre­dí­vel dos gru­pos, pois te­mos já ad­qui­ri­do al­gum ma­te­ri­al, bem co­mo a mo­bi­li­za­ção de mais gru­pos car­na­va­les­cos pa­ra fa­zer par­te da fes­ta” dis­se.

Em ter­mos de ga­lar­do­a­ção, re­fe­riu que to­dos os gru­pos to­dos vão ter pré­mi­os de par­ti­ci­pa­ção, por for­ma a mo­ti­va-los, e ou­tros pré­mi­os pa­ra os três pri­mei­ros clas­si­fi­ca­dos, quer na clas­se de adul­to, quer na in­fan­til. O des­fi­le pro­vin­ci­al do Car­na­val no Namibe vai ter lu­gar na Mar­gi­nal, no dia 28 de Fe­ve­rei­ro de 2017.

União Mun­do da Ilha

O gru­po car­na­va­les­co União Mun­do da Ilha, do dis­tri­to ur­ba­no da In­gom­bo­ta, já ini­ci­ou a sua pre­pa­ra­ção com vis­ta a par­ti­ci­pa­ção com êxi­to na 38ª edi­ção do Car­na­val, a ní­vel da pro­vín­cia de Lu­an­da.

Em de­cla­ra­ções à An­gop, o pre­si­den­te da me­sa da as­sem­bleia-ge­ral do gru­po, João Ma­nu­el An­tó­nio, dis­se que o gru­po es­tá con­cen­tra­do nos en­sai­os ge­rais, on­de a pers­pec­ti­va é o de agru­par mais 1500 pes­so­as.

“O nú­me­ro de in­te­gran­tes não é ain­da o que pre­ten­de­mos, en­tão es­ta­mos a cri­ar con­di­ções ne­ces­sá­ri­as pa­ra au­men­tar a ci­fra, pa­ra uma par­ti­ci­pa­ção con­dig­na, com ob­jec­ti­vo de con­quis­tar o pri­mei­ro lu­gar”, su­bli­nhou. Fun­da­do a 12 de De­zem­bro de 1968, o gru­po é a fu­são de ou­tros dois exis­ten­tes na épo­ca, de­sig­na­da­men­te Evi­ta da Ilha e os In­ve­jo­sos. As su­as ves­tes re­al­çam o ama­re­lo, ver­me­lho e branco, lem­bran­do os pes­ca­do­res e as ma­mãs da Ilha.

FRANCISCO BER­NAR­DO

Di­vul­ga­do pro­gra­ma do Car­na­val a ní­vel na­ci­o­nal com o ac­to cen­tral mar­ca­do pa­ra Fe­ve­rei­ro

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.