Ad­mi­nis­tra­dor mu­ni­ci­pal pro­põe ta­xa de ocu­pa­ção

Jornal de Angola - - PARTADA -

Os do­nos de ter­ras no mu­ni­cí­pio de Icolo e Bengo, que ape­nas ti­tu­lam e não pro­du­zem ab­so­lu­ta­men­te na­da, de­vem pa­gar uma ta­xa de ocu­pa­ção, propôs, em de­cla­ra­ções à An­gop, o ad­mi­nis­tra­dor mu­ni­ci­pal.

Adri­a­no Men­des de Car­va­lho afir­mou que o mu­ni­cí­pio tem vas­tas ex­ten­sões de ter­ra não apro­vei­ta­da, mas é ne­ces­sá­rio que a Lei pre­ve­ja o pa­ga­men­to de uma ta­xa de ocu­pa­ção pa­ra in­cen­ti­var os pro­pri­e­tá­ri­os de gran­des par­ce­las “a tra­ba­lha­rem se­ri­a­men­te a ter­ra”.

A pre­o­cu­pa­ção das au­to­ri­da­des de Icolo e Bengo sur­ge por se ob­ser­va­rem mui­tos hec­ta­res de ter­ra ocu­pa­dos sem pro­du­ção, o que re­pre­sen­ta um des­per­dí­cio, in­di­cou o ad­mi­nis­tra­dor. Na sua opi­nião, as ter­ras, so­bre­tu­do agrí­co­las, de­vem pro­du­zir ali­men­tos que vão di­mi­nuir a fo­me e a po­bre­za da po­pu­la­ção, de tal ma­nei­ra, que cons­ti­tu­am um alen­to e ga­ran­tam a se­gu­ran­ça ali­men­tar.

“Os que pro­du­zem de­vi­am pa­gar uma ta­xa de ocu­pa­ção me­nor, já que es­tão a aju­dar o de­sen­vol­vi­men­to e a di­ver­si­fi­ca­ção da eco­no­mia”, dis­se, su­ge­rin­do que se­ja in­tro­du­zi­da na Lei da Ter­ra a obri­ga­to­ri­e­da­de do pa­ga­men­to de uma ta­xa de ocu­pa­ção.

Adri­a­no Men­des de Car­va­lho la­men­tou tam­bém a de­te­ri­o­ra­ção de mui­ta da pro­du­ção de Icolo e Bengo por fal­ta de trans­por­te.

“Te­mos um des­per­dí­cio enor­me por fal­ta de es­co­a­men­to. Pre­ci­sa­mos de um olhar sé­rio e ri­go­ro­so nes­ta ver­ten­te”, dis­se.

O ad­mi­nis­tra­dor re­co­nhe­ceu ain­da que se deve as­se­gu­rar o apoio com sis­te­mas de re­ga às fa­mí­li­as cam­po­ne­sas que pos­su­em pe­que­nas cul­tu­ras, per­mi­tin­do que o pro­du­to na­tu­ral che­gue às re­si­dên­ci­as dos con­su­mi­do­res.

Dos 3.820 qui­ló­me­tros qua­dra­dos de ter­ras ará­veis que a re­gião pos­sui, acres­cen­tou, ape­nas 30 por cen­to des­tas são apro­vei­ta­das, de­fi­ci­en­te­men­te, pe­los cam­po­ne­ses por in­su­fi­ci­ên­cia de ins­tru­men­tos me­ca­ni­za­dos e ou­tros fac­to­res.

O mu­ni­cí­pio de Icolo e Bengo dis­ta 60 qui­ló­me­tros de Lu­an­da e pos­sui uma po­pu­la­ção es­ti­ma­da em 74.644 ha­bi­tan­tes que se de­di­cam à ac­ti­vi­da­de agrí­co­la.

DOMBELE BER­NAR­DO

Pro­pos­tas ta­xas me­no­res pa­ra os pro­du­to­res

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.