Cen­te­nas de ha­bi­ta­ções so­ci­ais pron­tas em Kin­gan­ga Ma­vá­ka­la

Jornal de Angola - - PARTADA - JAQUELINO FI­GUEI­RE­DO | Soyo

As 400 ca­sas so­ci­ais da cen­tra­li­da­de do Kin­gan­ga Ma­vá­ka­la, er­gui­das a cer­ca de 15 qui­ló­me­tros da ci­da­de do Soyo, no âm­bi­to da política ha­bi­ta­ci­o­nal do Exe­cu­ti­vo, co­me­çam a ser dis­tri­buí­das aos seus pro­pri­e­tá­ri­os, nos pró­xi­mos di­as, anun­ci­ou o go­ver­na­dor do Zai­re.

Jo­a­nes An­dré, que fa­la­va du­ran­te a ce­ri­mó­nia de inau­gu­ra­ção do re­fe­ri­do pro­jec­to ha­bi­ta­ci­o­nal, pre­si­di­da por si e pe­la Pre­si­den­te do Con­se­lho de Ad­mi­nis­tra­ção (PCA) da So­nan­gol, Isa­bel dos San­tos, ga­ran­tiu que o pro­ces­so de dis­tri­bui­ção vai ser fei­to com ba­se nas per­cen­ta­gens es­ti­pu­la­das pe­la política so­ci­al do Exe­cu­ti­vo, com des­ta­que pa­ra a ju­ven­tu­de, que tem uma quo­ta de 30 por cen­to.

O go­ver­na­dor ex­pli­cou que es­te pro­ces­so vai ser im­ple­men­ta­do, ten­do em con­ta o re­du­zi­do nú­me­ro de ca­sas, que nes­ta fa­se são 400, pa­ra mais de 1.800 so­li­ci­ta­ções.

Em­bo­ra mui­tos re­que­ren­tes fi­quem de fo­ra, nes­ta fa­se, o go­ver­na­dor dis­se que as au­to­ri­da­des es­tão a tra­ba­lhar, pa­ra que, nos pró­xi­mos anos, ha­ja mais cen­tra­li­da­des.

As pri­mei­ras cha­ves de qua­tro ha­bi­ta­ções fo­ram en­tre­gues a no­vos mo­ra­do­res, de­pois da inau­gu­ra­ção da ur­ba­ni­za­ção, pre­sen­ci­a­da pe­la ad­mi­nis­tra­do­ra mu­ni­ci­pal do Soyo, Lú­cia To­más, au­to­ri­da­des ecle­siás­ti­cas e tra­di­ci­o­nais, con­vi­da­dos e po­pu­la­ção lo­cal.

Na oca­sião, a PCA da So­nan­gol, Isa­bel dos San­tos, dis­se que a cons­tru­ção dos edifícios as­sen­ta na política so­ci­al do Exe­cu­ti­vo, com o apoio da com­pa­nhia pe­tro­lí­fe­ra na­ci­o­nal.

Isa­bel dos San­tos sa­li­en­tou que, mais do que um pro­jec­to, a cen­tra­li­da­de faz nas­cer em Kin­gan­ga Ma­vá­ka­la uma no­va vi­la e opor­tu­ni­da­des pa­ra as pes­so­as que vão mo­rar nu­ma zo­na bem es­tru­tu­ra­da, com um con­jun­to de in­fra-es­tru­tu­ras, equipamentos so­ci­ais e ser­vi­ços es­sen­ci­ais. O con­do­mí­nio tem um con­jun­to de ser­vi­ços de im­pac­to so­ci­al.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.