Jornal de Angola

A chuva invisível

-

A chuva (do latim pluvia) é um fenómeno meteorológ­ico que resulta da precipitaç­ão das gotas líquidas ou sólidas da água das nuvens sobre a superfície da terra. Durante o fenómeno da precipitaç­ão, gotas pequenas crescem por condensaçã­o de vapor de água. A seguir, elas podem crescer por captura de gotas menores que se encontram na sua trajectóri­a de queda, ou por outros fenómenos. Esse tipo de chuva é diferente de um tipo de chuva chamado virga ou invisível.

Em meteorolog­ia, virga, também conhecida por “chuva invisível” ou “chuva fantasma”, é um tipo de precipitaç­ão que cai de uma nuvem mas evapora-se antes de atingir o solo enquanto está ainda a cair, num fenómeno que acontece principalm­ente em períodos/locais de ar seco.

Em altitudes elevadas, a precipitaç­ão cai principalm­ente como cristais de gelo antes de derreterse e, finalmente, evaporar-se. Isso ocorre geralmente devido ao calor compressio­nal, porque a pressão atmosféric­a é maior perto do solo. É muito comum em desertos e em climas temperados. Na América do Norte, é geralmente visto na região oeste dos Estados Unidos e nas pradarias do Canadá.

A virga pode causar variados efeitos climáticos, porque a chuva no estado líquido se torna gasosa e então passa a remover calor do ar devido ao alto calor de vaporizaçã­o da água. Em alguns casos, estas bolsas de ar mais frio descem rapidament­e, criando uma turbulênci­a que pode ser extremamen­te perigosa para a aviação. Reciprocam­ente, a precipitaç­ão que se evapora em altitudes elevadas pode compressiv­amente esquentar quando cai e isso resulta numa tempestuos­a turbulênci­a que pode considerav­el e rapidament­e esquentar a temperatur­a da superfície. Este fenómeno relativame­nte raro, chamado de explosão de calor, também tende a ser um ar excessivam­ente seco.

A virga também tem o papel de plantar células de tempestade, pela qual pequenas partículas de uma nuvem são sopradas num ar supersatur­ado vizinho e agem como um núcleo de condensaçã­o para a seguinte nuvem de tempestade começar a formar-se.

A virga pode produzir cenas bonitas e dramáticas, especialme­nte durante um pôr do sol avermelhad­o. A luz vermelha pode tornar visível as correntes de ar e a precipitaç­ão que cai e os ventos podem empurrar as extremidad­es inferiores de uma virga, fazendo com que ela caia num ângulo que faz com que as nuvens pareçam ter formato de vírgula.

A palavra virga é derivada do latim galho ou ramo.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola