Avan­ços na for­ma­ção au­men­tam em­pre­go pa­ra jo­vens

Jornal de Angola - - POLÍTICA - ARCANGÊLA RO­DRI­GUES |

O crescimento que o sec­tor da Edu­ca­ção re­gis­tou nos úl­ti­mos anos es­tá a con­tri­buir pa­ra o au­men­to do aces­so dos jo­vens ao em­pre­go, afir­mou on­tem em Lu­an­da o pri­mei­ro se­cre­tá­rio na­ci­o­nal da JMPLA, Sér­gio Luther Res­co­va.

Nu­ma con­fe­rên­cia de im­pren­sa em sau­da­ção aos 54 anos da JMPLA, que se co­me­mo­ra ho­je, Sér­gio Res­co­va su­bli­nhou que, mes­mo com as di­fi­cul­da­des que o país en­fren­ta, es­tão a ser for­ma­dos bons qua­dros e mui­tos de­les dão o seu me­lhor nas ins­ti­tui­ções on­de lec­ci­o­nam. “O nú­me­ro de es­tu­dan­tes que fre­quen­tam o En­si­no Su­pe­ri­or no país es­tá aci­ma de 220 mil e mais de oi­to mi­lhões es­tu­dam no En­si­no Ge­ral”, de­cla­rou Sér­gio Res­co­va, su­bli­nhan­do que as ins­ti­tui­ções têm a qua­li­da­de do en­si­no co­mo uma ta­re­fa per­ma­nen­te, en­vol­ven­do es­tu­dan­tes, pro­fes­so­res e a fa­mí­lia.

Ape­sar da si­tu­a­ção eco­nó­mi­ca que o país es­tá a vi­ver, o lí­der ju­ve­nil en­co­ra­jou o Exe­cu­ti­vo a au­men­tar as bol­sas de es­tu­do no país e o aper­fei­ço­a­men­to dos me­ca­nis­mos pa­ra a atri­bui­ção das mes­mas.

“Vi­ve­mos num país pa­cí­fi­co e po­li­ti­ca­men­te es­tá­vel e as ac­ções que te­mos ve­ri­fi­ca­do au­men­tam a es­pe­ran­ça de um fu­tu­ro me­lhor”, dis­se. Co­mo exem­plo, apon­tou o de­sen­vol­vi­men­to da eco­no­mia na­ci­o­nal que, des­de 2002, per­mi­tiu a vá­ri­os jo­vens o aces­so ao em­pre­go.

Sér­gio Res­co­va con­si­de­ra o desemprego uma das prin­ci­pais pre­o­cu­pa­ções dos jo­vens e de­fen­de o aces­so per­ma­nen­te dos jo­vens ao em­pre­go. “Te­mos de re­co­nhe­cer a gran­de tra­jec­tó­ria de de­sen­vol­vi­men­to que ob­ser­va­mos até ago­ra e que per­mi­tiu a cri­a­ção de vá­ri­os pos­tos de tra­ba­lho”, des­ta­cou o pri­mei­ro se­cre­tá­rio na­ci­o­nal da JMPLA, pa­ra quem o em­pre­go é um gran­de de­sa­fio que de­ve ser en­fren­ta­do com em­pe­nho na for­ma­ção aca­dé­mi­ca, téc­ni­ca e pro­fis­si­o­nal. En­tre as con­quis­tas da ju­ven­tu­de, Sér­gio Res­co­va apon­tou ain­da o nú­me­ro cres­cen­te de jo­vens que em vá­ri­as localidades ad­qui­ri­ram ca­sas pró­pri­as. “Ape­sar de ha­ver ain­da mui­to a fa­zer, ale­gra-nos o pla­no que o Go­ver­no es­tá a im­ple­men­tar pa­ra au­men­tar a ofer­ta ha­bi­ta­ci­o­nal”, afir­mou.

Du­ran­te a con­fe­rên­cia de im­pren­sa, Sér­gio Res­co­va fez igual­men­te uma ava­li­a­ção do sec­tor agrí­co­la, pes­cas e in­dús­tria. O lí­der ju­ve­nil fe­li­ci­tou o Exe­cu­ti­vo pe­la cri­a­ção de po­lí­ti­cas que es­tão a con­tri­buir pa­ra um crescimento ace­le­ra­do des­ses sectores. O sec­tor das Tec­no­lo­gi­as de In­for­ma­ção e Co­mu­ni­ca­ção tam­bém me­re­ceu a aten­ção do po­lí­ti­co, que ape­lou ao re­for­ço da for­ma­ção téc­ni­ca e pro­fis­si­o­nal.

As jor­na­das em sau­da­ção ao ani­ver­sá­rio da JMPLA ini­ci­a­ram no dia 10 e ter­mi­nam na pró­xi­ma quar­ta-fei­ra, sob o le­ma “Mi­li­tan­tes, to­dos ao re­gis­to elei­to­ral”. Di­ver­sas ac­ti­vi­da­des es­tão pro­gra­ma­das co­mo a mo­bi­li­za­ção de jo­vens ao re­gis­to e ac­ções cul­tu­rais.

En­tre os de­sa­fi­os da or­ga­ni­za­ção, o pri­mei­ro se­cre­tá­rio na­ci­o­nal da JMPLA apon­tou o au­men­to de mi­li­tan­tes, a de­fe­sa dos di­rei­tos da ju­ven­tu­de, im­ple­men­ta­ção de pro­gra­mas so­bre edu­ca­ção, política ju­ve­nil do MPLA, pro­mo­ção do em­pre­go e do pa­tri­o­tis­mo, além do apoio ao lí­der do par­ti­do, Jo­sé Edu­ar­do dos San­tos.

WEZA GASPAR

Sér­gio Res­co­va ape­lou aos jo­vens no sen­ti­do de apro­vei­ta­rem as ac­ções for­ma­ti­vas

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.