Cam­po­ne­ses do Pan­gui­la com apoi­os do Mi­nis­té­rio

Jornal de Angola - - POLÍTICA - MAIOMONA ARTUR |

O Mi­nis­té­rio da Agri­cul­tu­ra vai pres­tar mai­or aten­ção aos cam­po­ne­ses in­di­vi­du­ais e as­so­ci­a­dos em co­o­pe­ra­ti­vas na lo­ca­li­da­de da Kis­so­mei­ra, Pan­gui­la, pa­ra que ha­ja mais pro­du­ção e um con­su­mo su­fi­ci­en­te nas pro­vín­ci­as do Ben­go e de Lu­an­da. A ga­ran­tia foi dada on­tem pe­lo mi­nis­tro da Agri­cul­tu­ra no fi­nal de uma vi­si­ta àque­la lo­ca­li­da­de da pro­vín­cia do Ben­go.

Mar­cos Ale­xan­dre Nhunga dis­se que téc­ni­cos do Mi­nis­té­rio vão dar for­ma­ção e ins­tru­ções pre­ci­sas aos cam­po­ne­ses da Kis­so­mei­ra pa­ra a me­lho­ria do sis­te­ma de plan­tio e ou­tras téc­ni­cas agrí­co­las. A lo­ca­li­da­de cons­ti­tui uma ala­van­ca pa­ra o de­sen­vol­vi­men­to da agro-pe­cuá­ria.

O mi­nis­tro re­al­çou a ini­ci­a­ti­va do sec­tor pri­va­do na cri­a­ção e pro­du­ção de fran­gos, suí­nos e ovos, ra­zão pe­la qual de­fen­deu o cul­ti­vo de mi­lho e o fa­bri­co de ra­ção pa­ra a sus­ten­ta­bi­li­da­de des­te e ou­tros pro­jec­tos fun­ci­o­nais na pro­vín­cia do Ben­go e não só. Além do fa­bri­co de ra­ção pa­ra as in­dús­tri­as, dis­se, a pro­du­ção de mi­lho vai ser­vir ain­da pa­ra trans­for­má-lo em fu­ba, pa­ra a au­to­sus­ten­ta­bi­li­da­de das fa­mí­li­as cam­po­ne­sas e da po­pu­la­ção em ge­ral. Mar­cos Nhunga re­co­nhe­ceu que exis­tem di­fi­cul­da­des de aces­so a mui­tas zo­nas agrí­co­las, mas a si­tu­a­ção po­de ser ul­tra­pas­sa­da jun­to das es­tru­tu­ras da pro­vín­cia do Ben­go e do Exe­cu­ti­vo, no sen­ti­do de ali­vi­ar e ofe­re­cer me­lho­res con­di­ções à re­gião.

Apro­vei­tar os so­los

Os so­los es­tão a ser bem apro­vei­ta­dos na Kis­so­mei­ra. Nes­te par­ti­cu­lar, Mar­cos Nhunga re­fe­riu-se à ocu­pa­ção de mais de mil hec­ta­res pa­ra a pro­du­ção da ba­na­na e in­tei­rou-se da do­en­ça que afec­ta es­ta cul­tu­ra, vul­go “top-ale­que”. O mi­nis­tro reu­niu-se com os pro­du­to­res e o Go­ver­no Pro­vin­ci­al pa­ra se en­con­trar so­lu­ções e man­ter os ní­veis de pro­du­ção.

Na Kis­so­mei­ra, o mi­nis­tro Mar­cos Nhunga pro­ce­deu à en­tre­ga de se­men­tes me­lho­ra­das e fer­ti­li­zan­tes, pa­ra apoi­ar os cam­po­ne­ses e dar con­sis­tên­cia à pro­du­ção agrí­co­la na zo­na.

A pro­vín­cia do Ben­go con­ta com pro­gra­mas am­bi­ci­o­sos no sec­tor agrí­co­la. A tí­tu­lo de exem­plo, na lo­ca­li­da­de da Kis­so­mei­ra, no Pan­gui­la, mais de 2.500 fa­mí­li­as cam­po­ne­sas tra­ba­lham em dez mil hec­ta­res na pro­du­ção do mi­lho.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.