Fil­me so­bre Ne­to exi­bi­do em Cu­ba

Jornal de Angola - - CULTURA -

Um do­cu­men­tá­rio so­bre a vi­da e obra do pri­mei­ro Pre­si­den­te an­go­la­no An­tó­nio Agos­ti­nho Ne­to foi exi­bi­do no fim de se­ma­na em Cu­ba pe­la Em­bai­xa­da de An­go­la, no âm­bi­to do 41º ani­ver­sá­rio da In­de­pen­dên­cia Na­ci­o­nal, as­si­na­la­dos a 11 des­te mês.

A Em­bai­xa­da in­for­mou que pa­ra além da pro­jec­ção do do­cu­men­tá­rio, foi re­a­li­za­da uma ex­po­si­ção e ses­são de ven­da de li­vros de es­cri­to­res an­go­la­nos.

O do­cu­men­to in­di­ca que a agenda cul­tu­ral in­cluiu de­cla­ma­ção de po­e­si­as e um es­pec­tá­cu­lo mu­si­cal, com al­guns te­mas de au­to­ria do can­tor Zé Ma­ria “Boyoth”, de An­dré Min­gas e Te­ta Lan­do, in­ter­pre­ta­dos por um es­tu­dan­te an­go­la­no.

O en­cer­ra­men­to da ce­ri­mó­nia es­te­ve a car­go do con­jun­to mu­si­cal cu­ba­no Bra­si­lua com uma fu­são de rit­mos can­ta­dos em por­tu­guês e es­pa­nhol.

Es­ti­ve­ram pre­sen­te o che­fe da Mis­são Di­plo­má­ti­ca em Cu­ba Jo­sé Cé­sar Au­gus­to “Ki­lu­an­ji”, o es­cri­tor e cro­nis­ta an­go­la­no Jac­ques Ar­lin­do dos San­tos e es­tu­dan­tes an­go­la­nos.

An­tó­nio Agos­ti­nho Ne­to nas­ceu em Ca­te­te, Íco­lo e Ben­go, a 17 de Se­tem­bro de 1922 e fa­le­ceu em Mos­co­vo, a 10 de Se­tem­bro de 1979. Foi um mé­di­co, for­ma­do nas Uni­ver­si­da­des de Coim­bra e de Lis­boa. Foi Pre­si­den­te do Mo­vi­men­to Po­pu­lar de Li­ber­ta­ção de An­go­la e em 1975 tor­nou-se no pri­mei­ro Pre­si­den­te de An­go­la até 1979.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.