En­con­tro in­ter­na­ci­o­nal de te­a­tro

Jornal de Angola - - DESPORTO -

A Ca­sa das Ar­tes, em Ta­la­to­na, vai apre­sen­tar nos pró­xi­mos di­as 24, 25 e 26 de No­vem­bro a pe­ça ‘A úl­ti­ma vi­a­gem do Prín­ci­pe Per­fei­to’, uma co-pro­du­ção en­tre o Te­a­tro da Ga­ra­gem, de Por­tu­gal, e o Elin­ga-Te­a­tro. A pe­ça, da au­to­ria de Jo­sé Me­na Abrantes, tem en­ce­na­ção do por­tu­guês Car­los J. Pes­soa e es­tre­ou no pas­sa­do dia 17 no Te­a­tro Ta­bor­da, em Lis­boa, ten­do no seu elen­co qua­tro ac­to­res/ac­tri­zes da Ga­ra­gem e du­as ac­tri­zes do Elin­ga.

Tra­ta-se de uma obra com­pos­ta por qua­tro exer­cí­ci­os dra­má­ti­cos (A vi­gia / Oh, mar / O clan­des­ti­no / Do ou­tro la­do do mar), que alu­de ao pos­sí­vel re­fle­xo nas cons­ci­ên­ci­as in­di­vi­du­ais do fim do im­pé­rio co­lo­ni­al por­tu­guês. Cu­ri­o­sa­men­te, o na­vio de pas­sa­gei­ros que em fins de 1974 fez a sua úl­ti­ma vi­a­gem de Lis­boa pa­ra Lu­an­da cha­ma­va-se ‘Prín­ci­pe Per­fei­to’, cog­no­me do rei D. João II, cu­ja ac­ção fo­ra de­ci­si­va pa­ra a ex­pan­são de Por­tu­gal pe­lo mun­do. Des­te mo­do, o no­me que de­ra iní­cio à ges­ta ma­rí­ti­ma por­tu­gue­sa tam­bém a en­cer­ra­va em ter­mos sim­bó­li­cos... So­bre a pe­ça, es­cre­veu o seu en­ce­na­dor: “A opor­tu­ni­da­de de co­la­bo­rar­mos, Elin­ga e Ga­ra­gem, na con­cre­ti­za­ção de ‘A úl­ti­ma vi­a­gem do Prín­ci­pe Per­fei­to’, per­mi­te-nos fa­lar de pe­que­nas his­tó­ri­as pri­va­das que ca­da um traz con­si­go, se­nhas de um ima­gi­ná­rio, por ve­zes trau­má­ti­co, que nos pos­si­bi­li­tam in­da­gar a uma no­va luz o que nos une e o que nos se­pa­ra. (...) É a His­tó­ria co­mum, dos anos an­te­ri­o­res à In­de­pen­dên­cia de An­go­la e à Re­vo­lu­ção de Abril, que nos é re­ve­la­da nes­tes epi­só­di­os trá­gi­cos, na clau­su­ra de um na­vio que é a clau­su­ra de um Es­ta­do, no té­dio in­su­por­tá­vel da na­ve­ga­ção atlân­ti­ca en­tre Lis­boa e Lu­an­da”.

Du­ran­te a per­ma­nên­cia do Te­a­tro da Ga­ra­gem em Lu­an­da, a sua di­rec­to­ra ar­tís­ti­ca, Ma­ria João Vi­cen­te, vai ori­en­tar no Elin­ga-Te­a­tro uma ac­ção de for­ma­ção de três di­as pa­ra vá­ri­os en­ce­na­do­res e ac­to­res de di­fe­ren­tes gru­pos da ca­pi­tal. A par­tir do dia 25 e até 4/12, tam­bém vão es­tar em Lu­an­da du­as ac­tri­zes/for­ma­do­ras bra­si­lei­ras, Ro­ber­ta Va­len­te e Gló­ria Din­niz, pa­ra ori­en­tar no Elin­ga-Te­a­tro um ‘workshop’ pa­ra vá­ri­os ac­to­res da ca­pi­tal e apre­sen­tar a pe­ça ‘A ór­fã do Rei’, de Jo­sé Me­na Abrantes, alar­gan­do as­sim ao Bra­sil es­te en­con­tro in­ter­na­ci­o­nal de te­a­tro na ca­pi­tal an­go­la­na.

Nes­te pe­río­do, o gru­po an­go­la­no ‘Ma­ra­dos’, sob di­rec­ção de Ado­ra­do Ma­ra, fa­rá vá­ri­as per­for­man­ces de rua em es­pa­ços pú­bli­cos da ci­da­de.

DOMBELE BER­NAR­DO

Ca­sa das Ar­tes apre­sen­ta te­a­tro de lu­xo

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.