Jornal de Angola

Fábrica produz mais cimento

Equipament­os da outra unidade fabril arrancam dentro de um ano e meio

- ANA PAULO |

A Nova Cimangola vai duplicar a sua produção para 3,6 milhões de toneladas de cimento por ano em meados de 2018, no fim da implantaçã­o de uma segunda unidade fabril, a Nova Cimangola II, que desde 2015 absorve investimen­tos de 350 milhões de dólares (mais de 58 mil milhões de kwanzas).

A nova Cimangola vai duplicar a sua produção para 3,6 milhões de toneladas de cimento por ano em meados de 2018, no fim da implantaçã­o de uma segunda unidade fabril, a Nova Cimangola II, que desde 2015 absorve investimen­tos de 350 milhões de dólares (mais de 58 mil milhões de kwanzas).

O anúncio foi feito ontem, em Luanda, pelo administra­dor da Nova Cimangola, Manuel Pacavira Júnior, durante uma visita do secretário da Estado Kiala Gabriel para assinalar o Dia Nacional da Indústria, comemorado ontem.

A Nova Cimangola II erguida numa área de 700 hectares, vai criar 250 postos de trabalho e já tem os primeiros equipament­os montados, os quais aguardam pelos primeiros testes de produção em Dezembro, informou Manuel Pacavira Júnior.

Na primeira fase, a Nova Cimangola II produz apenas clinquer, o resultado da cozedura do calcário, argila e areia - tudo matérias-primas abundantes na área em que a fábrica está implantada.

O projecto prevê a transporta­ção do clinquer para as instalaçõe­s da Nova Cimangola I, mas a operação vai permitir às autoridade­s poupar 50 milhões de dólares (mais de oito mil milhões de kwanzas) por ano, dinheiro actualment­e empregue na importação desse produto.

Manuel Pacavira Júnior disse que, para a conclusão da segunda fase, vai ser preciso um financiame­nto, numa operação que já conta com o apoio dos Ministério­s da Indústria e da Economia, assim como do Banco Nacional de Angola, que vai viabilizar o processo de compra de divisas.

A fábrica está projectada para diminuir a importação de cimento e é financiada por um consócio de bancos angolanos e um de origem portuguesa, que dispuseram cerca de 285 milhões de dólares (47,5 mil milhões de kwanzas) para dar início à montagem dos equipament­os.

O secretário de Estado da Indústria considerou que o arranque da Nova Cimangola II está alinhado à opção política do Executivo de impulsiona­r projectos de transforma­ção de matéria-prima no país, para economizar as divisas no processo de industrial­ização.

A Nova Cimangola II está instalada em Cacuaco, enquanto a Nova Cimangola I, localizada no Quicolo, produz cerca um 1,8 milhões toneladas de cimento por ano, depois da adição de moinhos e fornos que entre 2003 e 2011 elevaram sucessivam­ente a capacidade de produção.

Dados do Ministério da Indústria indicam que Angola atingiu, há dois anos, uma capacidade de produção instalada de 8.030 milhões de toneladas de cimento por ano, acima das necessidad­es actuais do país, que andam à volta de seis milhões de toneladas anuais. O secretário de Estado visitou também a fábrica da Nutrimix, na comuna do Zango, que produz 150 toneladas de rações para animais de capoeira dia, ovos e frangos de corte.

 ?? ANGOP ?? Secretário de Estado da Indústria durante a visita ontem às instalaçõe­s da Nova Cimangola
ANGOP Secretário de Estado da Indústria durante a visita ontem às instalaçõe­s da Nova Cimangola
 ?? ANGOP ?? Secretário de Estado Kiala Gabriel (esquerda) assinalou o Dia Nacional da Indústria com visitas à Nova Cimangola e outros empreendim­entos
ANGOP Secretário de Estado Kiala Gabriel (esquerda) assinalou o Dia Nacional da Indústria com visitas à Nova Cimangola e outros empreendim­entos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola