Ja­pão ga­ran­te mais apoi­os pa­ra ac­ções de des­mi­na­gem

Jornal de Angola - - POLÍTICA - * Com Angop NICODEMOS PAU­LO* |

O embaixador do Ja­pão em An­go­la, Kuniaki Ito, ga­ran­tiu ter­ça­fei­ra, no Uí­ge, a dis­po­ni­bi­li­da­de do Go­ver­no ja­po­nês de con­ti­nu­ar a apoiar os pro­jec­tos de des­mi­na­gem e de cons­tru­ção de in­fra-es­tru­tu­ras es­co­la­res em An­go­la.

O di­plo­ma­ta ni­pó­ni­co dis­se exis­tir da par­te do Go­ver­no ja­po­nês in­te­res­se em con­ti­nu­ar a apoiar di­ver­sos pro­jec­tos co­mu­ni­tá­ri­os em An­go­la, no âm­bi­to das ex­ce­len­tes re­la­ções de co­o­pe­ra­ção exis­ten­tes en­tre os dois paí­ses.

Kuniaki Ito anun­ci­ou a im­ple­men­ta­ção de ou­tros pro­jec­tos no do­mí­nio da saú­de a ní­vel da pro­vín­cia do Uí­ge, com vis­ta a apoiar os es­for­ços do go­ver­no lo­cal na me­lho­ria da as­sis­tên­cia sa­ni­tá­ria à po­pu­la­ção. Lem­brou que o Go­ver­no ni­pó­ni­co tem con­tri­buí­do em vá­ri­os pro­jec­tos co­mu­ni­tá­ri­os pa­ra a me­lho­ria das con­di­ções so­ci­ais e de vi­da da po­pu­la­ção an­go­la­na.

O embaixador ja­po­nês des­lo­cou­se ter­ça-fei­ra à ci­da­de do Uí­ge, com o pro­pó­si­to de tes­te­mu­nhar a en­tre­ga de um sis­te­ma de pu­ri­fi­ca­ção, cap­ta­ção e dis­tri­bui­ção de água na al­deia de Kin­de­nu­co, fi­nan­ci­a­do pe­lo Go­ver­no do seu país. O sis­te­ma, com ca­pa­ci­da­de pa­ra be­ne­fi­ci­ar 4.300 mo­ra­do­res da co­mu­ni­da­de, fi­cou or­ça­do em 108 mil dó­la­res e foi exe­cu­ta­do pe­la or­ga­ni­za­ção não go­ver­na­men­tal Ac­ção An­go­la­na de Apoio às Viú­vas (An­go­a­vi). A do­a­ção es­te­ve en­qua­dra­da nas ac­ti­vi­da­des do Go­ver­no ja­po­nês que tem co­mo ob­jec­ti­vo de as­si­na­lar os 40 anos de re­la­ções de co­o­pe­ra­ção com An­go­la.

Kuniaki Ito, que en­tre­gou o em­pre­en­di­men­to à Ad­mi­nis­tra­ção Mu­ni­ci­pal do Uí­ge, dis­se es­pe­rar que o no­vo sis­te­ma de cap­ta­ção, pu­ri­fi­ca­ção e dis­tri­bui­ção de água con­tri­bua pa­ra a re­du­ção de do­en­ças pro­vo­ca­das pe­lo con­su­mo de água im­pró­pria e en­cur­tar a dis­tân­cia da po­pu­la­ção na bus­ca de água. A ac­ção, acres­cen­tou, ser­ve igual­men­te de con­tri­bu­to ao pro­gra­ma “Água pa­ra To­dos”.

O di­rec­tor pro­vin­ci­al da Ener­gia e Águas do Uí­ge, Men­des Do­min­gos, des­ta­cou a par­ce­ria do Go­ver­no ja­po­nês na apli­ca­ção de pro­jec­tos em be­ne­fí­cio da po­pu­la­ção da re­gião. Men­des Do­min­gos pe­diu mais apoi­os na re­a­li­za­ção de pro­jec­tos co­mu­ni­tá­ri­os pa­ra mi­ni­mi­zar a ca­rên­cia no seio da po­pu­la­ção mais vul­ne­rá­vel. “Acre­di­ta­mos que es­ta es­tru­tu­ra vai per­mi­tir que mais pes­so­as re­si­den­tes na lo­ca­li­da­de con­su­mam água tra­ta­da, in­flu­en­ci­an­do po­si­ti­va­men­te na me­lho­ria da qua­li­da­de de vi­da da po­pu­la­ção”, re­fe­riu.

Aque­le di­ri­gen­te ape­lou aos mo­ra­do­res pa­ra cui­da­rem bem do no­vo sis­te­ma de abas­te­ci­men­to de água, pa­ra que pos­sa du­rar mais tem­po e ser­vir um mai­or nú­me­ro de con­su­mi­do­res.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.