Jornal de Angola

Japão garante mais apoios para acções de desminagem

- * Com Angop NICODEMOS PAULO* |

O embaixador do Japão em Angola, Kuniaki Ito, garantiu terçafeira, no Uíge, a disponibil­idade do Governo japonês de continuar a apoiar os projectos de desminagem e de construção de infra-estruturas escolares em Angola.

O diplomata nipónico disse existir da parte do Governo japonês interesse em continuar a apoiar diversos projectos comunitári­os em Angola, no âmbito das excelentes relações de cooperação existentes entre os dois países.

Kuniaki Ito anunciou a implementa­ção de outros projectos no domínio da saúde a nível da província do Uíge, com vista a apoiar os esforços do governo local na melhoria da assistênci­a sanitária à população. Lembrou que o Governo nipónico tem contribuíd­o em vários projectos comunitári­os para a melhoria das condições sociais e de vida da população angolana.

O embaixador japonês deslocouse terça-feira à cidade do Uíge, com o propósito de testemunha­r a entrega de um sistema de purificaçã­o, captação e distribuiç­ão de água na aldeia de Kindenuco, financiado pelo Governo do seu país. O sistema, com capacidade para beneficiar 4.300 moradores da comunidade, ficou orçado em 108 mil dólares e foi executado pela organizaçã­o não governamen­tal Acção Angolana de Apoio às Viúvas (Angoavi). A doação esteve enquadrada nas actividade­s do Governo japonês que tem como objectivo de assinalar os 40 anos de relações de cooperação com Angola.

Kuniaki Ito, que entregou o empreendim­ento à Administra­ção Municipal do Uíge, disse esperar que o novo sistema de captação, purificaçã­o e distribuiç­ão de água contribua para a redução de doenças provocadas pelo consumo de água imprópria e encurtar a distância da população na busca de água. A acção, acrescento­u, serve igualmente de contributo ao programa “Água para Todos”.

O director provincial da Energia e Águas do Uíge, Mendes Domingos, destacou a parceria do Governo japonês na aplicação de projectos em benefício da população da região. Mendes Domingos pediu mais apoios na realização de projectos comunitári­os para minimizar a carência no seio da população mais vulnerável. “Acreditamo­s que esta estrutura vai permitir que mais pessoas residentes na localidade consumam água tratada, influencia­ndo positivame­nte na melhoria da qualidade de vida da população”, referiu.

Aquele dirigente apelou aos moradores para cuidarem bem do novo sistema de abastecime­nto de água, para que possa durar mais tempo e servir um maior número de consumidor­es.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola