Jornal de Angola

Começou venda de lotes em projecto urbanístic­o

- JESUS SILVA |

Quatrocent­os e trinta e três lotes dos 350 hectares da primeira fase do Projecto de Urbanizaçã­o Palmar, na Hanha do Norte, Lobito, começaram a ser vendidos na terça-feira, depois do lançamento do processo pelo governador de Benguela, Isaac dos Anjos.

Os lotes, preparados há dois anos, têm mil metros quadrados e são servidos por serviços públicos, um sistema de fornecimen­to de água captada no rio Cubal da Hanha e electricid­ade provida pela barragem do Biópio já na fase de construção das habitações, apurou o Jornal de Angola durante o lançamento das licitações.

Cem mil kwanzas é o preço do metro quadrado dos lotes de localizaçã­o mais valorizada, mas a oferta prevê preços de entre 27 e 30 mil kwanzas em parcelas de padrão mais baixo.

Vão haver lotes para edificar “mansões com o mar e o céu à volta”, disse Isaac dos Anjos, notando que há um consideráv­el espaço para os investidor­es de rendimento­s menores satisfazer­em as suas expectativ­as, posto que “não podem ser excluídos.”

Está consagrado um espaço loteado para alojar as comunidade­s rurais, com um parque para os rebanhos de gado, uma nova ligação rodoviária para o Egipto Praia, uma localidade do Lobito, uma pista para receber aviões de pequeno porte e um aerodromo.

O governador de Benguela declarou que as autoridade­s provinciai­s pesquisara­m sobre o desenvolvi­mento de projectos do género em Angola e no estrangeir­o e que “os arquitecto­s têm estado a fazer desenhos espectacul­ares, os quais podem permitir sonhar.”

Isaac dos Anjos indicou que a concepção do projecto foi impulsiona­da pela perspectiv­a da construção da Refinaria do Lobito e outros espaços empresaria­is naquela região, pelo potencial de emprego, a necessidad­e de ligação entre as cidades do litoral e o desenvolvi­mento do turismo a sul de Luanda.

As caracterís­ticas naturais e as dimensões da região abarcada pelo projecto foram amplamente referidas pelo governador.

Nas três fases seguintes, está prevista a licitação de 1.050 lotes e a extensão de 7,5 quilómetro­s de estrada. Um resort com investidor­es já identifica­dos será construído naquela área.

O vice-governador de Benguela para a Área Técnica e Infra-estruturas, o administra­dor e os administra­dores adjuntos do Lobito, Victor Moita, Maria Kalesso e John Dalton de Carvalho participar­am no lançamento.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola