Co­me­çou ven­da de lo­tes em pro­jec­to ur­ba­nís­ti­co

Jornal de Angola - - ECONOMIA - JE­SUS SIL­VA |

Qu­a­tro­cen­tos e trin­ta e três lo­tes dos 350 hec­ta­res da pri­mei­ra fa­se do Pro­jec­to de Ur­ba­ni­za­ção Pal­mar, na Ha­nha do Nor­te, Lobito, co­me­ça­ram a ser ven­di­dos na ter­ça-fei­ra, de­pois do lan­ça­men­to do pro­ces­so pe­lo go­ver­na­dor de Ben­gue­la, Isa­ac dos An­jos.

Os lo­tes, pre­pa­ra­dos há dois anos, têm mil me­tros qua­dra­dos e são ser­vi­dos por ser­vi­ços pú­bli­cos, um sis­te­ma de for­ne­ci­men­to de água cap­ta­da no rio Cu­bal da Ha­nha e elec­tri­ci­da­de pro­vi­da pe­la bar­ra­gem do Bió­pio já na fa­se de cons­tru­ção das ha­bi­ta­ções, apu­rou o Jor­nal de An­go­la du­ran­te o lan­ça­men­to das li­ci­ta­ções.

Cem mil kwan­zas é o pre­ço do metro qua­dra­do dos lo­tes de lo­ca­li­za­ção mais va­lo­ri­za­da, mas a ofer­ta pre­vê pre­ços de en­tre 27 e 30 mil kwan­zas em par­ce­las de pa­drão mais bai­xo.

Vão ha­ver lo­tes pa­ra edi­fi­car “man­sões com o mar e o céu à vol­ta”, dis­se Isa­ac dos An­jos, no­tan­do que há um con­si­de­rá­vel es­pa­ço pa­ra os in­ves­ti­do­res de ren­di­men­tos me­no­res sa­tis­fa­ze­rem as su­as ex­pec­ta­ti­vas, pos­to que “não po­dem ser ex­cluí­dos.”

Es­tá con­sa­gra­do um es­pa­ço lo­te­a­do pa­ra alo­jar as co­mu­ni­da­des ru­rais, com um par­que pa­ra os re­ba­nhos de ga­do, uma no­va li­ga­ção ro­do­viá­ria pa­ra o Egip­to Praia, uma lo­ca­li­da­de do Lobito, uma pis­ta pa­ra re­ce­ber aviões de pe­que­no por­te e um ae­ro­dro­mo.

O go­ver­na­dor de Ben­gue­la de­cla­rou que as au­to­ri­da­des pro­vin­ci­ais pes­qui­sa­ram so­bre o de­sen­vol­vi­men­to de pro­jec­tos do gé­ne­ro em An­go­la e no es­tran­gei­ro e que “os ar­qui­tec­tos têm es­ta­do a fa­zer de­se­nhos es­pec­ta­cu­la­res, os qu­ais po­dem per­mi­tir so­nhar.”

Isa­ac dos An­jos in­di­cou que a con­cep­ção do pro­jec­to foi im­pul­si­o­na­da pe­la pers­pec­ti­va da cons­tru­ção da Re­fi­na­ria do Lobito e ou­tros es­pa­ços em­pre­sa­ri­ais na­que­la re­gião, pe­lo po­ten­ci­al de em­pre­go, a ne­ces­si­da­de de li­ga­ção en­tre as ci­da­des do li­to­ral e o de­sen­vol­vi­men­to do tu­ris­mo a sul de Lu­an­da.

As ca­rac­te­rís­ti­cas na­tu­rais e as di­men­sões da re­gião abar­ca­da pe­lo pro­jec­to fo­ram am­pla­men­te re­fe­ri­das pe­lo go­ver­na­dor.

Nas três fa­ses se­guin­tes, es­tá pre­vis­ta a li­ci­ta­ção de 1.050 lo­tes e a ex­ten­são de 7,5 qui­ló­me­tros de es­tra­da. Um re­sort com in­ves­ti­do­res já iden­ti­fi­ca­dos se­rá cons­truí­do na­que­la área.

O vi­ce-go­ver­na­dor de Ben­gue­la pa­ra a Área Téc­ni­ca e In­fra-es­tru­tu­ras, o ad­mi­nis­tra­dor e os ad­mi­nis­tra­do­res ad­jun­tos do Lobito, Vic­tor Moi­ta, Ma­ria Ka­les­so e John Dal­ton de Carvalho par­ti­ci­pa­ram no lan­ça­men­to.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.