An­go­la tem êxi­tos no com­ba­te à vi­o­lên­cia se­xu­al

Exe­cu­ti­vo apro­vou di­plo­mas e pro­gra­mas pa­ra o cum­pri­men­to das re­co­men­da­ções

Jornal de Angola - - POLÍTICA - ARCÂNGELA RO­DRI­GUES |

O se­cre­tá­rio de Es­ta­do das Re­la­ções Ex­te­ri­o­res, Ma­nu­el Au­gus­to, afir­mou on­tem, em Lu­an­da, que a im­ple­men­ta­ção da De­cla­ra­ção de Kampala per­mi­tiu ao país al­can­çar gran­des re­sul­ta­dos e o en­co­ra­ja­men­to do Exe­cu­ti­vo no de­sen­vol­vi­men­to de ou­tras ac­ções no com­ba­te ao fe­nó­me­no da vi­o­lên­cia se­xu­al ba­se­a­da no gé­ne­ro.

Ao in­ter­vir na aber­tu­ra do se­mi­ná­rio so­bre a “Im­ple­men­ta­ção da De­cla­ra­ção de Kampala”, or­ga­ni­za­do pe­los mi­nis­té­ri­os da Fa­mí­lia e Pro­mo­ção da Mu­lher e das Re­la­ções Ex­te­ri­o­res, Ma­nu­el Au­gus­to re­al­çou que, ac­tu­al­men­te, exis­tem di­plo­mas le­gais e pro­gra­mas pa­ra o cum­pri­men­to das re­co­men­da­ções da De­cla­ra­ção de Kampala.

O se­cre­tá­rio de Es­ta­do das Re­la­ções Ex­te­ri­o­res, Ma­nu­el Au­gus­to, dis­se, con­tu­do, que ape­sar dos re­sul­ta­dos já al­can­ça­dos na lu­ta con­tra a vi­o­lên­cia se­xu­al “é ne­ces­sá­rio con­ti­nu­ar a ana­li­sar as cau­sas e con­sequên­ci­as da vi­o­lên­cia se­xu­al ba­se­a­da no gé­ne­ro, par­ti­cu­lar­men­te a pra­ti­ca­da con­tra a mu­lher e as cri­an­ças”.

Ma­nu­el Au­gus­to re­fe­riu que o “compromisso de com­ba­ter os de­sa­fi­os con­tra a vi­o­lên­cia se­xu­al du­ran­te o pe­río­do de con­fli­to e pós­con­fli­to foi apoi­a­do pe­la de­cla­ra­ção de pre­ven­ção, su­pres­são e as­sis­tên­cia às ví­ti­mas de vi­o­lên­cia se­xu­al as­si­na­da em Kampala (Ugan­da), em De­zem­bro de 2011, pe­los Che­fes de Es­ta­do e de Go­ver­no da Con­fe­rên­cia In­ter­na­ci­o­nal so­bre a Re­gião dos Gran­des La­gos”, ex­pli­cou. O se­cre­tá­rio de Es­ta­do das Re­la­ções Ex­te­ri­o­res ex­pli­cou que o se­mi­ná­rio, que ter­mi­na ho­je, tem co­mo ob­jec­ti­vos ana­li­sar o grau de de­sen­vol­vi­men­to e a tro­ca de ex­pe­ri­ên­ci­as so­bre os de­sa­fi­os que se co­lo­cam às ví­ti­mas de vi­o­lên­cia se­xu­al ba­se­a­da no gé­ne­ro. Aos par­ti­ci­pan­tes, Ma­nu­el Au­gus­to re­co­men­dou que iden­ti­fi­cas­sem os fac­to­res que ain­da di­fi­cul­tam a exe­cu­ção das re­co­men­da­ções da De­cla­ra­ção de Kampala.

O re­pre­sen­tan­te do Se­cre­ta­ri­a­do Exe­cu­ti­vo pa­ra a Con­fe­rên­cia In­ter­na­ci­o­nal da Re­gião dos Gran­des La­gos, Natham Bia Mu­ka­ma, dis­se que o se­mi­ná­rio se re­a­li­za num mo­men­to subs­tan­ci­al pa­ra a re­gião, por­que vai per­mi­tir re­ver e ava­li­ar a De­cla­ra­ção de Kampala, não obs­tan­te os pro­gres­sos al­can­ça­dos so­bre a vi­o­lên­cia con­tra a mu­lher e a criança.

A ce­ri­mó­nia de aber­tu­ra foi tes­te­mu­nha­da pe­la mi­nis­tra da Fa­mí­lia e Pro­mo­ção da Mu­lher, Fi­lo­me­na Del­ga­do, e por re­pre­sen­tan­tes de or­ga­ni­za­ções do sis­te­ma das Na­ções Uni­das. Es­tão em dis­cus­são te­mas co­mo “En­qua­dra­men­to ju­rí­di­co da vi­o­lên­cia se­xu­al e ba­se­a­da no gé­ne­ro à luz do or­de­na­men­to ju­rí­di­co an­go­la­no”, “Par­ti­lha de ex­pe­ri­ên­cia dos in­ter­ve­ni­en­tes nos pro­ces­sos re­la­ci­o­na­dos com as ví­ti­mas de vi­o­lên­cia se­xu­al” e “Obs­tá­cu­los ao aces­so à jus­ti­ça e à ce­le­ri­da­de do tra­ta­men­to dos pro­ces­sos das ví­ti­mas de vi­o­lên­cia se­xu­al”.

O se­mi­ná­rio é di­ri­gi­do a fun­ci­o­ná­ri­os dos mi­nis­té­ri­os da Fa­mí­lia e Pro­mo­ção da Mu­lher, das Re­la­ções Ex­te­ri­o­res, In­te­ri­or, Saú­de, re­pre­sen­tan­tes da Pro­cu­ra­do­ria Ge­ral da Re­pú­bli­ca, da Or­dem dos Ad­vo­ga­dos de An­go­la e so­ci­e­da­de ci­vil.

O nú­me­ro de ca­sos de abu­sos se­xu­ais e vi­o­la­ção de me­no­res tem es­ta­do a to­mar pro­por­ções pre­o­cu­pan­tes em An­go­la. As au­to­ri­da­des po­lí­ti­cas, ju­di­ci­ais e as for­ças da or­dem des­do­bram-se pa­ra con­tro­lar a si­tu­a­ção.

MOTA AMBRÓSIO

Se­cre­tá­rio de Es­ta­do das Re­la­ções Ex­te­ri­o­res dis­cur­sou na aber­tu­ra de um se­mi­ná­rio so­bre a im­ple­men­ta­ção da De­cla­ra­ção de Kampala

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.