Jul­ga­men­to co­me­ça na pró­xi­ma se­ma­na

Jornal de Angola - - POLÍTICA -

O Tri­bu­nal Pro­vin­ci­al de Lu­an­da dá iní­cio, na pró­xi­ma sex­ta-fei­ra, ao jul­ga­men­to de 37 ci­da­dãos acu­sa­dos de cri­mes di­ver­sos, in­cluin­do um de aten­ta­do con­tra a Pre­si­dên­cia da Re­pú­bli­ca.

O iní­cio do jul­ga­men­to es­ta­va ini­ci­al­men­te agen­da­do pa­ra ho­je, mas foi adi­a­do pa­ra 2 de De­zem­bro, a pe­di­do dos ad­vo­ga­dos de de­fe­sa, sou­be a Angop jun­to da quin­ta Sec­ção dos Cri­mes Co­muns do Tri­bu­nal Pro­vin­ci­al de Lu­an­da, no Pa­lá­cio Do­na Ana Jo­a­qui­na.

De acor­do com fon­te po­li­ci­al, os acu­sa­dos, dos quais dois se en­con­tram fo­ra­gi­dos, são ain­da acu­sa­dos de cri­mes de for­ma­ção de as­so­ci­a­ção cri­mi­no­sa, bem co­mo de pos­se ile­gal de ar­ma de fo­go. Se­gun­do a acu­sa­ção, os acu­sa­dos pre­ten­di­am, na ma­dru­ga do dia 31 de Ja­nei­ro des­te ano, re­a­li­zar um as­sal­to à mão ar­ma­da ao Pa­lá­cio Pre­si­den­ci­al, ac­to an­te­ce­di­do da ocu­pa­ção das ins­ta­la­ções da Te­le­vi­são Pú­bli­ca de An­go­la (TPA) e da Rá­dio Na­ci­o­nal de An­go­la (RNA).

“Os ac­tos exe­cu­tó­ri­os co­me­ça­ram no fi­nal da noi­te do dia 30 de Ja­nei­ro, qu­an­do cer­ca de 60 ele­men­tos se po­si­ci­o­na­ram, em pon­tos es­tra­té­gi­cos nas pro­xi­mi­da­des do Pa­lá­cio Pre­si­den­ci­al e Lar­go da In­de­pen­dên­cia, ten­do des­per­ta­do a aten­ção da Po­lí­cia Na­ci­o­nal”, fri­sou a fon­te.

Na ac­ção, pros­se­guiu, as for­ças da or­dem sur­pre­en­de­ram os ele­men­tos e de­ti­ve­ram uma par­te do gru­po mu­ni­do com ar­mas au­to­má­ti­cas do ti­po AKM-47 e ou­tros pu­se­ram-se em fu­ga.

De­pois de al­guns di­as, fo­ram cap­tu­ra­dos ou­tros ele­men­tos da as­so­ci­a­ção, so­man­do 37, que são ago­ra pre­sen­tes ao Tri­bu­nal Pro­vin­ci­al de Lu­an­da pa­ra res­pon­de­rem pe­las acu­sa­ções que pe­sam so­bre si. A mes­ma fon­te es­cla­re­ce que os fac­tos fo­ram man­ti­dos em si­gi­lo pa­ra evi­tar pâ­ni­co e es­pe­cu­la­ções no seio da po­pu­la­ção.

Acres­cen­tou que os acu­sa­dos são, na sua mai­o­ria, des­mo­bi­li­za­dos das ex­tin­tas FA­LA (an­ti­gas for­ças mi­li­ta­res da UNITA) pro­ve­ni­en­tes das pro­vín­ci­as do Hu­am­bo, Huí­la, Ben­go e Ben­gue­la. O jul­ga­men­to é pre­si­di­do pe­lo juiz João An­tó­nio Edu­ar­do Agos­ti­nho.

RO­GÉ­RIO TUTI

Tri­bu­nal Pro­vin­ci­al de Lu­an­da co­me­ça a jul­gar o ca­so a par­tir da pró­xi­ma sex­ta-fei­ra

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.