Soyo in­ter­li­ga­do a par­tir de ho­je

Jornal de Angola - - DESTAQUE -

A par­tir de ho­je a ci­da­de do Soyo pas­sa a es­tar li­ga­da à re­de na­ci­o­nal de ener­gia eléc­tri­ca, a par­tir da es­ta­ção de 60/15 qui­lo­volts cons­truí­da na­que­la lo­ca­li­da­de, no qua­dro do pro­jec­to da Cen­tral de Ci­clo Com­bi­na­do que pre­vê ge­rar a par­tir do pró­xi­mo ano 750 me­gawatts pa­ra a pro­vín­cia do Zai­re e o res­to do país.

Pa­ra a in­ter­li­ga­ção ao sis­te­ma na­ci­o­nal foi cons­truí­da uma li­nha de transporte de ener­gia de al­ta ten­são de 400 kv, no iti­ne­rá­rio Soyo-Nze­to-Ca­pa­ri-Ca­te­te, no âm­bi­to do pro­jec­to do Ci­clo Com­bi­na­do do Soyo. Es­ta se­ma­na, a vi­la do Nze­to pas­sou a in­te­grar a re­de na­ci­o­nal de ener­gia pro­ve­ni­en­te da bar­ra­gem de Cam­bam­be, pro­vín­cia do Cu­an­za Nor­te. A par­tir da sa­la de co­man­do das ope­ra­ções da es­ta­ção eléc­tri­ca de 60/15 qui­lo­volts, si­tu­a­da na pe­ri­fe­ria da se­de mu­ni­ci­pal do Nze­to, foi ac­ci­o­na­do o me­ca­nis­mo de in­ter­li­ga­ção. Cou­be ao mi­nis­tro da Ad­mi­nis­tra­ção do Ter­ri­tó­rio, Bor­ni­to de Sou­sa, ac­ci­o­nar o sis­te­ma eléc­tri­co pa­ra os bair­ros da vi­la do Nze­to. O ges­to de Bor­ni­to de Sou­sa foi se­gui­do pe­lo go­ver­na­dor pro­vin­ci­al do Zai­re, Jo­sé Jo­a­nes An­dré, e pe­lo mi­nis­tro da Ener­gia e Águas, João Bap­tis­ta Bor­ges.

A es­ta­ção eléc­tri­ca do Nze­to de 60/15 kv tem uma po­tên­cia ins­ta­la­da de 16 me­gawatts e vai be­ne­fi­ci­ar cer­ca de 1.300 fa­mí­li­as, nu­ma pri­mei­ra fa­se, nú­me­ro que po­de ele­var-se com a ex­ten­são da re­de de dis­tri­bui­ção aos no­vos bair­ros da se­de mu­ni­ci­pal. A vi­la pas­sa a con­tar com mais três pos­tos de trans­for­ma­ção de ener­gia.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.