Fá­bri­ca de água pre­vê ex­por­tar no pró­xi­mo ano

Jornal de Angola - - ECONOMIA - MA­TI­AS DA COS­TA |

Com um in­ves­ti­men­to a ron­dar os 15 mi­lhões de dó­la­res, a fá­bri­ca de água ins­ta­la­da na zo­na do Cu­que­ma, mu­ni­cí­pio do Cui­to, no Bié, vai lan­çar, no pró­xi­mo ano, mais de 25 mil li­tros por dia no mer­ca­do, anun­ci­ou o res­pon­sá­vel da uni­da­de fa­bril.

Lo­ca­li­za­da nas pro­xi­mi­da­des do rio Cu­que­ma, a fá­bri­ca já dis­põe de me­ca­nis­mos es­tru­tu­ra­dos pa­ra o ar­ran­que da pro­du­ção de água, pre­vis­ta pa­ra Ju­nho do pró­xi­mo ano.

Luís Pinto dis­se que a di­rec­ção da fá­bri­ca aguar­da ape­nas por um re­for­ço fi­nan­cei­ro ga­ran­ti­do no âm­bi­to do pro­gra­ma “An­go­la In­ves­te”.

O di­rec­tor da fá­bri­ca de trans­for­ma­ção de água do Cu­que­ma re­al­çou, ain­da, que a in­fra-es­tru­tu­ra apre­sen­ta 95 por cen­to da con­clu­são efec­ti­va e, à se­me­lhan­ça de ou­tras pro­vín­ci­as do país, o Bié vai po­der ex­por­tar o pre­ci­o­so lí­qui­do.

Pa­ra o res­pon­sá­vel da uni­da­de fa­bril, qu­an­do en­trar em fun­ci­o­na­men­to, a em­pre­sa vai cri­ar 70 pos­tos de tra­ba­lho, na sua mai­o­ria pa­ra na­ci­o­nais, e con­tri­buir pa­ra a bai­xa de pre­ços do pro­du­to. Luís Pinto re­fe­riu que a pro­vín­cia do Bié, si­tu­a­da bem no co­ra­ção de An­go­la, é mui­to ri­ca em re­cur­sos hí­dri­cos e po­de pre­en­cher tão-so­men­te as con­di­ções de po­ta­bi­li­da­de pa­ra a re­gião.

Com uma po­pu­la­ção mai­o­ri­ta­ri­a­men­te cam­po­ne­sa, a pro­vín­cia do Bié con­ta, além da sua ca­pi­tal, o Cui­to, com os mu­ni­cí­pi­os do An­du­lo, Cu­nhin­ga, Ca­ta­bo­la, Ca­ma­cu­pa, Cu­em­ba, Chin­guar, Chi­tem­bo e Nha­rea.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.