Adi­a­da pas­sa­gem de par­ce­la do BFA pa­ra a Uni­tel

Jornal de Angola - - ECONOMIA -

A de­ci­são so­bre a ven­da de uma par­ce­la de dois por cen­to do Ban­co de Fo­men­to An­go­la (BFA) pe­lo Ban­co BPI à Uni­tel foi adi­a­da pa­ra 13 de De­zem­bro, de acor­do com uma pro­pos­ta apre­sen­ta­da pe­lo ac­ci­o­nis­ta mai­o­ri­tá­rio, Cai­xaBank, e apro­va­da no de­cur­so da as­sem­bleia-ge­ral re­a­li­za­da na quar­ta-fei­ra na ci­da­de do Por­to, em Por­tu­gal.

De acor­do com a im­pren­sa por­tu­gue­sa, o Cai­xaBank pe­diu a sus­pen­são da­que­le pon­to da agen­da, ar­gu­men­tan­do não es­ta­rem ain­da reu­ni­das as con­di­ções nem ter si­do da­da au­to­ri­za­ção por par­te do Ban­co Cen­tral Eu­ro­peu (BCE) pa­ra que a ven­da cor­res­pon­des­se a uma re­du­ção da ex­po­si­ção a An­go­la.

O re­gis­to da Ofer­ta Pú­bli­ca de Aqui­si­ção do Cai­xaBank so­bre o BPI, cu­jo pe­di­do se en­con­tra na Co­mis­são do Mer­ca­do de Va­lo­res Mo­bi­liá­ri­os, es­tá de­pen­den­te da au­to­ri­za­ção do Ban­co Na­ci­o­nal de An­go­la, que até ago­ra não foi con­ce­di­da. A im­pren­sa por­tu­gue­sa es­cre­veu que o ban­co cen­tral an­go­la­no só de­ve con­ce­der a au­to­ri­za­ção de­pois de a ven­da dos dois por cen­to do Ban­co de Fo­men­to An­go­la ser apro­va­da em as­sem­bleia-ge­ral do BPI.

A ven­da da par­ce­la de dois por cen­to e a re­du­ção de 50,1 por cen­to pa­ra 48,1 por cen­to da par­ti­ci­pa­ção do BPI no BFA re­pre­sen­ta pa­ra o ban­co por­tu­guês um en­cai­xe de 28 mi­lhões de eu­ros.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.