Ca­bin­da com mais es­co­las

Jornal de Angola - - PROVÍNCIAS - BER­NAR­DO CA­PI­TA |

Um to­tal de 284 es­co­las do pri­mei­ro e se­gun­do ci­clos foi cons­truí­do nos úl­ti­mos dez anos em Ca­bin­da, pe­lo go­ver­no da pro­vín­cia, anun­ci­ou ter­ça-fei­ra, a go­ver­na­do­ra Al­di­na da Lom­ba.

A go­ver­nan­te, que dis­cur­sa­va na ce­ri­mó­nia alu­si­va ao Dia do Edu­ca­dor, na lo­ca­li­da­de de San­ta Ca­ta­ri­na, sul da ci­da­de de Ca­bin­da, re­fe­riu que as es­co­las do pri­mei­ro ci­clo fo­ram cons­truí­das em to­das as se­des mu­ni­ci­pais, en­quan­to as de se­gun­do ci­clo nas se­des co­mu­nais, per­fa­zen­do um uni­ver­so to­tal de 1.620 sa­las de au­la.

O go­ver­no da pro­vín­cia, se­gun­do a go­ver­na­do­ra Al­di­na da Lom­ba, além da cons­tru­ção de es­co­las, dis­tri­buiu tam­bém, de for­ma gra­tui­ta, ma­te­ri­al di­dác­ti­co e pro­mo­veu ac­ções de ca­pa­ci­ta­ção per­ma­nen­te de pro­fes­so­res, vi­san­do a me­lho­ria da qua­li­da­de de en­si­no e apren­di­za­gem.

A re­es­tru­tu­ra­ção e a re­vi­ta­li­za­ção da Ins­pec­ção da Edu­ca­ção, bem co­mo a re­a­li­za­ção de cam­pe­o­na­tos in­ter-es­co­la­res em di­ver­sas mo­da­li­da­des me­re­ce­ram tam­bém a aten­ção es­pe­ci­al da Di­rec­ção Pro­vin­ci­al da Edu­ca­ção.

Do le­que de ac­ti­vi­da­des re­a­li­za­das, des­ta­que tam­bém pa­ra o le­van­ta­men­to da si­tu­a­ção lin­guís­ti­ca de Ca­bin­da, en­vol­ven­do as se­te va­ri­an­tes no que diz res­pei­to ao al­fa­be­to, fo­né­ti­ca e fo­no­lo­gia e à tra­du­ção oral, pa­ra in­clu­são no sis­te­ma de en­si­no em Ca­bin­da.

A go­ver­na­do­ra dis­se que o Exe­cu­ti­vo e o go­ver­no da pro­vín­cia tu­do têm fei­to no sen­ti­do de pro­por­ci­o­na­rem ao sec­tor da Edu­ca­ção me­lho­res con­di­ções de tra­ba­lho e de apren­di­za­gem, vi­san­do ga­ran­tir à po­pu­la­ção um en­si­no de qua­li­da­de.

Al­di­na da Lom­ba so­li­ci­tou aos pais e en­car­re­ga­dos de edu­ca­ção mai­or co­la­bo­ra­ção com o sec­tor, pa­ra que o en­si­no na pro­vín­cia te­nha su­ces­so. “A edu­ca­ção não de­ve ser en­ten­di­da co­mo ta­re­fa ex­clu­si­va do Es­ta­do e do pro­fes­sor. Os pais e en­car­re­ga­dos de edu­ca­ção cons­ti­tu­em ele­men­tos fun­da­men­tais na edu­ca­ção dos fi­lhos”, su­bli­nhou.

O se­cre­tá­rio pro­vin­ci­al da Edu­ca­ção, Ci­ên­cia e Tec­no­lo­gia, Er­nes­to An­dré, re­co­nhe­ceu o em­pe­nho do Exe­cu­ti­vo e do go­ver­no da pro­vín­cia na me­lho­ria de con­di­ções de en­si­no e de apren­di­za­gem, “com a cons­tru­ção, em to­da a ex­ten­são da pro­vín­cia, de unidades es­co­la­res pri­má­ri­as e se­cun­dá­ri­as, que al­ber­gam um to­tal de 164.820 alu­nos e 4.200 fun­ci­o­ná­ri­os, dos quais 3.746 pro­fes­so­res.”

PAU­LO MULAZA

Go­ver­na­do­ra pro­vin­ci­al Al­di­na da Lom­ba

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.