Mi­lha­res de do­cu­men­tos fo­ram emi­ti­dos em Ma­lan­je

Jornal de Angola - - PROVÍNCIAS - ADRI­A­NO SAPALO e FRAN­CIS­CO CURIHINGANA |

Um to­tal de 7. 168 bi­lhe­tes de Iden­ti­da­de, dos quais 4. 611 isen­tos de emo­lu­men­tos, foi emi­ti­do pe­la De­le­ga­ção Pro­vin­ci­al do Mi­nis­té­rio da Jus­ti­ça em Ma­lan­je, du­ran­te o ter­cei­ro tri­mes­tre des­te ano.

Os da­dos fo­ram re­ve­la­dos du­ran­te a quin­ta ses­são or­di­ná­ria do go­ver­no pro­vin­ci­al, ten­do su­bli­nha­do que, no pe­río­do em aná­li­se se emi­tiu ain­da 13. 806 re­gis­tos de nas­ci­men­to, dos quais 5. 638 de ci­da­dãos me­no­res de 14 anos de ida­de. Du­ran­te a ses­são, ori­en­ta­da pe­lo go­ver­na­dor Norberto dos San­tos “Kwa­ta Ka­nawa”, os mem­bros do con­se­lho pro­vin­ci­al, ao ana­li­sar o sec­tor da Edu­ca­ção, cons­ta­ta­ram com satisfação o pro­ces­so de ava­li­a­ção do re­sul­ta­do da apren­di­za­gem dos alu­nos no iní­cio de ca­da tri­mes­tre.

No que se re­fe­re à obri­ga­to­ri­e­da­de e gra­tui­da­de da edu­ca­ção, fo­ram as­se­gu­ra­das as con­di­ções ma­te­ri­ais de for­ma a que as es­co­las pri­má­ri­as e as do pri­mei­ro ci­clo do en­si­no se­cun­dá­rio pos­sam fun­ci­o­nar sem re­cur­so à com­par­ti­ci­pa­ção dos pais e en­car­re­ga­dos de edu­ca­ção, pa­ra as des­pe­sas re­la­ci­o­na­das com o ma­te­ri­al di­dác­ti­co.

Quan­to ao sec­tor da Saú­de, os mem­bros do con­se­lho pro­vin­ci­al re­co­nhe­ce­ram que hou­ve uma re­du­ção de trau­ma­tis­mos por aci­den­tes ro­do­viá­ri­os, ao re­gis­ta­rem 838 ca­sos, con­tra os 1. 699 de igual pe­río­do do ano an­te­ri­or. A ma­lá­ria, re­fe­re o co­mu­ni­ca­do, con­ti­nua a ser a prin­ci­pal cau­sa de mor­tes na pro­vín­cia com o re­gis­to de 1.282 óbi­tos, dos 31.121 ca­sos. Pa­ra o efei­to, o Go­ver­no re­co­men­dou à Di­rec­ção Pro­vin­ci­al da Saú­de no sen­ti­do de in­ten­si­fi­car as cam­pa­nhas de pul­ve­ri­za­ção e de edu­ca­ção sa­ni­tá­ria nas co­mu­ni­da­des e me­lho­rar a pres­ta­ção de cui­da­dos de saú­de à po­pu­la­ção.

Pla­no de ac­ções

No de­cor­rer dos tra­ba­lhos, os par­ti­ci­pan­tes apre­ci­a­ram e apro­va­ram o pla­no de ac­ção pro­vin­ci­al pa­ra 2017, que se apre­sen­ta co­mo ins­tru­men­to da im­ple­men­ta­ção anu­al dos ob­jec­ti­vos do pla­no pro­vin­ci­al de de­sen­vol­vi­men­to 2013/2017, que de­ve­rá pos­si­bi­li­tar a pros­se­cu­ção dos prin­ci­pais de­sa­fi­os de­fi­ni­dos pe­lo Exe­cu­ti­vo pa­ra o mes­mo pe­río­do, que as­sen­tam nos seus ei­xos fun­da­men­tais.

Os mem­bros do con­ce­lho pro­vin­ci­al com­pro­me­tem-se a cum­prir, com ri­gor, o pla­no de ac­ção, com vis­ta a con­tri­buir pa­ra o pro­ces­so de cres­ci­men­to e de­sen­vol­vi­men­to da pro­vín­cia da im­po­nen­te pa­lan­ca negra gi­gan­te. Em re­la­ção aos mei­os de co­mu­ni­ca­ção, os par­ti­ci­pan­tes ao en­con­tro fo­ram in­for­ma­dos so­bre a se­gun­da edi­ção pro­vin­ci­al do Pré­mio de Jor­na­lis­mo, ga­nho pe­la jor­na­lis­ta do Cen­tro de Pro­du­ção da Te­le­vi­são Pú­bli­ca de An­go­la, Vi­tó­ria de Fá­ti­ma.

Fo­ram tam­bém ana­li­sa­das in­for­ma­ções so­bre os re­sul­ta­dos de­fi­ni­ti­vos do Cen­so Ge­ral da Po­pu­la­ção e do pro­ces­so de re­gis­to elei­to­ral.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.