Sis­te­ma de água inau­gu­ra­do no Uí­ge

Jornal de Angola - - PROVÍNCIAS - NICODEMOS PAU­LO

Mais de qua­tro mil mo­ra­do­res do bair­ro Quin­de­nu­co, no mu­ni­cí­pio do Uí­ge, be­ne­fi­ci­am, des­de ter­ça-fei­ra, de um no­vo sis­te­ma de cap­ta­ção, tra­ta­men­to e dis­tri­bui­ção de água.

O pro­jec­to, im­ple­men­ta­do pe­la or­ga­ni­za­ção não go­ver­na­men­tal Ac­ção An­go­la­na de Apoio às Ver­da­dei­ras Viú­vas (ANGOAVI), fi­cou or­ça­do em 103.088 dó­la­res, fi­nan­ci­a­dos pe­la em­bai­xa­da ja­po­ne­sa em An­go­la. O em­bai­xa­dor do Ja­pão em An­go­la, Ku­ni­a­ki Ito, que en­tre­gou o em­pre­en­di­men­to à Ad­mi­nis­tra­ção Mu­ni­ci­pal do Uí­ge, dis­se es­pe­rar que o no­vo sis­te­ma con­tri­bua na re­du­ção de doenças pro­vo­ca­das pe­lo con­su­mo de água im­pró­pria, as­sim co­mo en­cur­tar a dis­tân­cia da po­pu­la­ção na bus­ca de água.

O di­plo­ma­ta ga­ran­tiu que o seu país vai con­ti­nu­ar a apoi­ar pro­jec­tos de de­sen­vol­vi­men­to co­mu­ni­tá­rio em An­go­la, e na pro­vín­cia do Uí­ge em par­ti­cu­lar, com o ob­jec­ti­vo de de­sen­vol­ver as vi­las e al­dei­as, me­lho­rar o sa­ne­a­men­to do meio. “Es­ta­mos a cons­truir es­co­las pri­má­ri­as, cen­tros de saú­de e apoi­a­mos os tra­ba­lhos de des­mi­na­gem”, dis­se Ku­ni­a­ki Ito, que acres­cen­tou: “Es­ta­mos sa­tis­fei­tos, por­que es­te pe­que­no pro­jec­to be­ne­fi­cia 4.300 mo­ra­do­res nes­ta lo­ca­li­da­de”, dis­se o di­plo­ma­ta, pa­ra quem a ac­ção é tam­bém um con­tri­bu­to ao pro­gra­ma “Água pa­ra To­dos”.

O di­rec­tor pro­vin­ci­al de Ener­gia e Águas, Men­des Do­min­gos, des­ta­cou a par­ce­ria do Go­ver­no ja­po­nês na im­ple­men­ta­ção de vá­ri­os pro­jec­tos em be­ne­fí­cio das po­pu­la­ções .

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.