Fil­mes co­re­a­nos nas te­las do Ave­ni­da

Jornal de Angola - - |CULTURA|29 - MA­NU­EL ALBANO |

A his­tó­ria e a cultura do po­vo co­re­a­no são apre­sen­ta­das aos an­go­la­nos, por in­ter­mé­dio do Fes­ti­val de Fil­mes Co­re­a­nos, que de­cor­re ama­nhã e do­min­go na ca­pi­tal, co­mo for­ma de apro­xi­mar mais os dos povos, ga­ran­tiu, a ad­mi­nis­tra­do­ra da Em­bai­xa­da da Co­reia em An­go­la, Ca­ro­li­na Jang.

Em de­cla­ra­ções, on­tem, ao Jor­nal de An­go­la, a res­pon­sá­vel dis­se que o fes­ti­val, com a du­ran­te de dois di­as, vai per­mi­tir aos an­go­la­nos co­nhe­cer me­lhor a re­a­li­da­de co­re­a­na, in­cen­ti­var o in­te­res­se con­tí­nuo e apro­fun­dar as re­la­ções bi­la­te­rais exis­ten­tes en­tre os paí­ses. Ao lon­go dos anos, ex­pli­cou, têm si­do de­sen­vol­vi­das no país di­ver­sas ex­po­si­ções de gas­tro­no­mia, de pro­du­tos agrí­co­las e cul­tu­rais da Co­reia, mas que têm si­do pou­co ex­plo­ra­das e di­vul­ga­das en­tre os an­go­la­nos. Fru­to das bo­as re­la­ções exis­ten­tes en­tre am­bos os paí­ses, de­fen­deu ser importante cri­ar-se pro­gra­mas di­nâ­mi­cos e for­ta­le­cer os pro­jec­tos já exis­ten­tes, no sen­ti­do de tan­to os an­go­la­nos, co­mo os co­re­a­nos co­nhe­ce­rem me­lhor a re­a­li­da­de ac­tu­al de ca­da país.

O ci­clo de ci­ne­ma abre ama­nhã, às 14h00, no Shop­ping Ave­ni­da, com a exi­bi­ção do fil­me “O cas­te­lo de Pyong-yang-se­ong”, do re­a­li­za­dor Lee Jo­on-ik, e tem co­mo pro­ta­go­nis­tas Jung Jin-young , Lee Mo­on-sik e Ryu Seung-Ryong.

De acor­do com a si­nop­se, na Co­reia (AC 668), aque­la pe­nín­su­la es­ta­va di­vi­di­da em três rei­nos, no­me­a­da­men­te: Go­guryeo, Ba­ek­je e Shil­la. Foi cha­ma­da épo­ca de três rei­nos, ten­do vá­ri­as his­tó­ri­as de guer­ra, ata­ques e in­va­sões.

No do­min­go é exi­bi­da a pe­lí­cu­la “O meu pa­pa­rot­ti, do re­a­li­za­dor Yo­on Jong-chan, pro­ta­go­ni­za­do pe­los sul-co­re­a­nos Lee Je-ho­on e Han Suk-kyu. O fil­me so­bre o cân­ti­co é uma de­li­be­ra­da de­fi­ci­ên­cia de pro­nún­cia do fa­mo­so te­nor Pa­va­rot­ti.

O fes­ti­val tem por te­ma “Ame a Co­reia” e pre­ten­de sen­si­bi­li­zar os an­go­la­nos a te­rem mai­or con­tac­to com a cultura co­re­a­na, prin­ci­pal­men­te a sua ci­ne­ma­to­gra­fia.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.