Lu­las da Pai­xão can­ta na Tri­e­nal

Jornal de Angola - - |CULTURA|29 -

Lu­las da Pai­xão e Vla­di­mi­ro Gon­ga ani­mam es­ta noi­te o já ha­bi­tu­al e tra­di­ci­o­nal pú­bli­co da III Tri­e­nal de Lu­an­da, nos con­cer­tos agen­da­dos no Pa­lá­cio de Fer­ro, re­ve­lan­do uma sim­bi­o­se en­tre a ve­te­ra­nia e a ju­ven­tu­de.

Tal co­mo tem si­do prá­ti­ca, os “ko­tas” abrem os con­cer­tos, no ca­so, Lu­las da Pai­xão vai ser o pri­mei­ro a ex­pe­ri­men­tar o pal­co Ben­go, às 20h30, pa­ra de­pois, às 21h30, o jo­vem Vla­di­mi­ro ocu­par o pal­co Ngo­la.

Lu­las da Pai­xão é o no­me ar­tís­ti­co de Se­bas­tião Pau­lo, um “mons­tro” da mú­si­ca an­go­la­na, que co­me­çou a tri­lhar os ca­mi­nhos do sem­ba ain­da nos re­cu­a­dos anos 50.

Can­tor e com­po­si­tor nas­ceu no dia e no mês em que se ce­le­bra a In­de­pen­dên­cia Na­ci­o­nal, 11 de No­vem­bro, do pre­té­ri­to ano de 1946, na Ilha do Ca­bo, em Lu­an­da. Nes­te con­cer­to, o mú­si­co con­ta com o su­por­te mu­si­cal de Ra­bu­ni Jo­sué (te­cla­do), Cláu­dio Clic Clac (gui­tar­ra so­lo), Ben­ja­mim To­más (gui­tar­ra bai­xo), Zé Luís (gui­tar­ra rit­mo), Xa­li­ta Car­los (ba­te­ria), Es­te­ves Ben­to (tum­bas), No­nó de Cas­tro (co­ro) e Ma­ri­ne­la Bra­gan­ça (co­ro).

Por seu tur­no, Vla­di­mi­ro Gon­ga per­ten­ce a uma ge­ra­ção de mú­si­cos que apre­sen­ta, quer no tex­to, quer na cons­tru­ção mu­si­cal ou­tras pre­o­cu­pa­ções es­té­ti­cas e rít­mi­cas. Ac­tu­al­men­te, é um dos pou­cos cul­to­res do gé­ne­ro can­ção no contexto da mú­si­ca an­go­la­na. Mes­mo com a fe­bre dos gé­ne­ros de con­su­mo ime­di­a­to, o ar­tis­ta man­tém a ori­gi­na­li­da­de.

Pa­ra a con­cre­ti­za­ção do con­cer­to, o ar­tis­ta se­rá acom­pa­nha­do por Moi­sés Lu­ban­za­dio (te­cla­do), Guyl­las Nza­si (gui­tar­ra rit­mo e so­lo), Tre­zor Ngo­ma (sa­xo­fo­ne), An­tó­nio Ber­nar­do (gui­tar­ra bai­xo) Ber­nas Pas­co­al (per­cu­são) e Be­nil­son Ga­bri­el (ba­te­ria). “Mas­sem­ba Jazz”, seu ál­bum de es­treia, lan­ça­do em 2012, pres­ta um tri­bu­to aos gran­des mes­tres do gé­ne­ro can­ção da his­tó­ria da Mú­si­ca Po­pu­lar An­go­la­na e não só.

EDU­AR­DO PE­DRO

Ko­ta Lu­las ani­ma es­pec­tá­cu­lo ho­je à noi­te

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.