An­go­la­nas dominam na Tu­ní­sia

Jornal de Angola - - DESPORTO - TE­RE­SA LUÍS |

Em 1994, na ci­da­de de Tu­nis, An­go­la con­quis­tou a ter­cei­ra ta­ça afri­ca­na. Con­tra to­das as ex­pec­ta­ti­vas, o “se­te” na­ci­o­nal aos pou­cos foi fir­man­do aqui­lo que se­ria a sua he­ge­mo­nia no con­ti­nen­te.

Ain­da em fa­se de re­cu­pe­ra­ção do tom­bo da edi­ção pas­sa­da, a Cos­ta do Mar­fim, com al­gu­mas di­fi­cul­da­des em di­ge­rir o ac­tu­al mo­men­to, jo­gou de mo­do a dis­pu­tar a fi­nal com as an­go­la­nas, mas o con­jun­to na­ci­o­nal foi mais cer­tei­ro e as cos­ta-mar­fi­nen­ses ti­ve­ram de con­ten­tar-se com a pra­ta e a Ar­gé­lia com­ple­tou o.

Con­go Braz­za­vil­le, Ni­gé­ria e Tu­ní­sia des­ta­ca­ram-se nas po­si­ções se­guin­tes. Ape­sar de jo­ga­rem em ca­sa, as tu­ni­si­nas fo­ram in­ca­pa­zes de fu­gir da cau­da, nu­ma al­tu­ra em que o po­ten­ci­al da selecção an­go­la­na es­ta­va em evi­dên­cia.

XI Edi­ção

País Se­de-Tu­ní­sia. Ano 1994 Cam­peão: An­go­la. Paí­ses par­ti­ci­pan­tes (6): An­go­la, Cos­ta do Mar­fim, Ar­gé­lia, Con­go Braz­za­vil­le, Ni­gé­ria e Tu­ní­sia

Na ci­da­de de Co­to­nou, em 1996, a Cos­ta do Mar­fim al­can­çou o se­gun­do tro­féu con­ti­nen­tal, ao ven­cer na fi­nal a Ar­gé­lia.

An­go­la fi­cou im­pos­si­bi­li­ta­da de re­va­li­dar o tí­tu­lo e con­ten­tou-se com a me­da­lha de bron­ze. Mas a veia ven­ce­do­ra já es­ta­va en­rai­za­da, fac­to que veio a con­fir­mar-se nas edi­ções sub­se­quen­tes, nas quais só viu ou­ro, mes­mo com o pro­ces­so de re­no­va­ção em cur­so na épo­ca. A ta­be­la clas­si­fi­ca­ti­va fi­cou as­sim de­fi­ni­da: Con­go Braz­za­vil­le, Ca­ma­rões, Mo­çam­bi­que e To­go.

As mo­çam­bi­ca­nas es­tre­a­ram-se no CAN e pe­la pri­mei­ra vez a pro­va con­tou com a par­ti­ci­pa­ção de dois paí­ses que fa­lam por­tu­guês.

XII Edi­ção

País Se­de-Be­nin. Ano-1996 Cam­peão: Cos­ta do Mar­fim. Paí­ses par­ti­ci­pan­tes (7): Cos­ta do Mar­fim, Ar­gé­lia, An­go­la, Con­go Braz­za­vil­le, Ca­ma­rões, Mo­çam­bi­que e To­go.

O ano de 1998, na 13ª edi­ção na ci­da­de de Jo­a­nes­bur­go, foi me­mo­rá­vel pa­ra a Selecção Na­ci­o­nal sé­ni­or fe­mi­ni­na. An­go­la con­quis­tou o tí­tu­lo pe­la quar­ta vez, des­tro­nan­do a Cos­ta do Mar­fim.

Pa­ra trás fi­cou o do­mí­nio do Con­go Braz­za­vil­le e a ou­sa­dia das cos­ta-mar­fi­nen­ses. A par­tir des­te ano a selecção an­go­la­na tor­nou-se a equi­pa com mais vi­si­bi­li­da­de em Áfri­ca, com pre­sen­ça re­gu­lar no Cam­pe­o­na­to Afri­ca­no, mun­di­ais e úni­ca re­pre­sen­tan­te do con­ti­nen­te nos Jo­gos Olím­pi­cos. O Con­go Braz­za­vil­le, após a tra­ves­sia no de­ser­to, co­me­ça­va a re­er­guer-se pa­ra as­sal­tar o tro­féu, ten­do ter­mi­na­do na se­gun­da po­si­ção do pó­dio. A Cos­ta do Mar­fim fi­cou com a me­da­lha de bron­ze, se­gui­da dos Ca­ma­rões, Mo­çam­bi­que e Áfri­ca do Sul. As sul-afri­ca­nas nun­ca mais par­ti­ci­pa­ram no CAN.

XIII Edi­ção

País Se­de- Áfri­ca do Sul. Ano1998 Cam­peão: An­go­la. Paí­ses par­ti­ci­pan­tes (6): An­go­la, Con­go Braz­za­vil­le, Cos­ta do Mar­fim, Ca­ma­rões, Mo­çam­bi­que e Áfri­ca do Sul.

A en­tra­da do sé­cu­lo XXI foi em gran­de pa­ra An­go­la, com a con­quis­ta do quin­to tro­féu na ci­da­de de Ar­gel. O “se­te” na­ci­o­nal jo­gou no­va­men­te a fi­nal da pro­va di­an­te das con­go­le­sas, que ti­nham di­fi­cul­da­des em as­si­mi­lar o ac­tu­al mo­men­to das Pé­ro­las.

Com de­fe­sa aguer­ri­da e de­ter­mi­na­ção, as an­go­la­nas fo­ram mais cer­tei­ras e de­fen­de­ram o tí­tu­lo. Após au­sên­cia em du­as edi­ções, a Tu­ní­sia re­gres­sou à com­pe­ti­ção e le­vou o bron­ze. Ca­ma­rões, Cos­ta do Mar­fim, Ar­gé­lia, Se­ne­gal e Ga­bão ter­mi­na­ram nas po­si­ções se­guin­tes.

XIV Edi­ção

País Se­de-Ar­gé­lia. Ano 2000 Cam­peão: An­go­la. Paí­ses par­ti­ci­pan­tes (8): An­go­la, Con­go Braz­za­vil­le, Tu­ní­sia, Ca­ma­rões, Cos­ta do Mar­fim, Ar­gé­lia, Se­ne­gal e Ga­bão.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.