Aber­to cen­tro de for­ma­ção pa­ra mu­lhe­res

Jornal de Angola - - DESPORTO - YARA SI­MÃO |

O Cen­tro de For­ma­ção Fe­mi­ni­na Ga­li­ca-Luena, que vai al­ber­gar mais de cin­quen­ta cri­an­ças, foi inau­gu­ra­do on­tem na ci­da­de ca­pi­tal da pro­vín­cia do Mo­xi­co pe­la pre­si­den­te do Con­se­lho de Ad­mi­nis­tra­ção da So­nan­gol, Isa­bel dos San­tos.

O cen­tro com­por­ta uma es­co­la com seis sa­las de au­la, uma bi­bli­o­te­ca, uma sa­la de in­for­má­ti­ca, uma de cor­te e cos­tu­ra, uma sa­la de con­fe­rên­ci­as, bem co­mo re­si­dên­cia pa­ra os fu­tu­ros res­pon­sá­veis do cen­tro.

Si­tu­a­do na ci­da­de do Luena, bair­ro do Qui­ló­me­tro 8, o cen­tro foi cri­a­do com o ob­jec­ti­vo de aco­lher me­ni­nas des­fa­vo­re­ci­das e aju­dá-las com cur­sos de for­ma­ção pa­ra que te­nham um fu­tu­ro pro­mis­sor.

O cen­tro vai al­ber­gar cri­an­ças dos oi­to aos 10 anos, que vi­vem em si­tu­a­ção de ris­co, nas zo­nas su­bur­ba­nas da ci­da­de do Luena, on­de mui­tas têm si­do ví­ti­mas de maus tra­tos pe­los pró­pri­os fa­mi­li­a­res, com acu­sa­ções de fei­ti­ça­ria e abu­sos se­xu­ais.

Os mo­ra­do­res das co­mu­ni­da­des pró­xi­mas es­tão sa­tis­fei­tos com o apoio de pe­tro­lí­fe­ras e ale­gam que há na ci­da­de do Luena mui­tas cri­an­ças fo­ra do sis­te­ma es­co­lar por fal­ta de con­di­ções das fa­mí­li­as. O pro­jec­to con­ta com o apoio da To­tal An­go­la e da So­nan­gol.

O di­rec­tor-ge­ral ad­jun­to da To­tal An­go­la, Pe­dro Ribeiro, su­bli­nhou que a edu­ca­ção, nu­ma pri­mei­ra ins­tân­cia, cons­ti­tui um de­ver do Es­ta­do, mas é tam­bém um de­ver so­ci­al das em­pre­sas.

Pe­dro Ribeiro afir­mou que é con­vic­ção da To­tal que es­te cen­tro de for­ma­ção vai aju­dar na me­lho­ria das con­di­ções de en­si­no, ten­do em con­ta os ob­jec­ti­vos de de­sen­vol­vi­men­to sus­ten­tá­vel, que são as­se­gu­rar uma edu­ca­ção de qua­li­da­de, in­clu­si­va e equi­ta­ti­va, bem co­mo pro­mo­ver opor­tu­ni­da­des de for­ma­ção con­tí­nua pa­ra to­dos. Na cons­tru­ção da in­fra-es­tru­tu­ra par­ti­ci­pa­ram as em­pre­sas So­nan­gol, o Blo­co 17, a Sta­toil, a Es­so e a BP, bem co­mo par­cei­ros go­ver­na­men­tais, co­mo o Go­ver­no Pro­vin­ci­al do Mo­xi­co, os Mi­nis­té­ri­os da Rein­ser­ção So­ci­al e do Tra­ba­lho e Se­gu­ran­ça So­ci­al e a Di­o­ce­se do Luena. Du­ran­te a sua es­ta­dia no Luena, que du­rou me­nos de 24 ho­ras, os mem­bros da co­mi­ti­va vi­si­ta­ram o Cen­tro de Es­to­ca­gem da So­nan­gol e o Cen­tro Mé­di­co Je­sus Sal­va, afec­to à Igre­ja Evan­gé­li­ca dos Ir­mãos em An­go­la.

DA­NI­EL BEN­JA­MIM | LUENA

Pre­si­den­te do Con­se­lho de Ad­mi­nis­tra­ção da So­nan­gol com cri­an­ças do Luena

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.