Pe­quim dá apoio ao co­mér­cio li­vre

Jornal de Angola - - DESPORTO -

O Pre­si­den­te chi­nês, Xi Jin­ping, com­pro­me­teu-se on­tem a re­for­çar o li­vre co­mér­cio na Ásia Pa­cí­fi­co, de­pois de o Pre­si­den­te elei­to dos EUA, Do­nald Trump, ter anun­ci­a­do que vai aban­do­nar o Acor­do de As­so­ci­a­ção Transpacífico no seu pri­mei­ro dia na Ca­sa Bran­ca.

Des­ta for­ma, o iso­la­ci­o­nis­mo patente nos dis­cur­sos de Do­nald Trump, pa­re­ce con­tras­tar com a no­va dinâmica da di­plo­ma­cia chi­ne­sa, com Pe­quim a as­su­mir ago­ra a de­fe­sa do li­vre co­mér­cio e da glo­ba­li­za­ção.

Xi Jin­ping, que re­a­li­za uma vi­si­ta de Es­ta­do ao Chi­le, pro­me­teu “im­pul­si­o­nar a cons­tru­ção de uma área de li­vre co­mér­cio na Ásia Pa­cí­fi­co e uma eco­no­mia mun­di­al aber­ta”. Na sua úl­ti­ma pa­ra­gem, num pé­ri­plo de uma se­ma­na pe­la Amé­ri­ca La­tina, Xi dis­se que acor­dou com a sua ho­mó­lo­ga chi­le­na, Mi­chel­le Ba­che­let, tra­ba­lhar nu­ma “to­tal re­la­ção es­tra­té­gi­ca”.

Am­bos con­cor­da­ram em re­for­çar o acor­do de li­vre co­mér­cio já es­ta­be­le­ci­do en­tre os dois paí­ses e as­si­na­ram 12 acor­dos de co­o­pe­ra­ção.

“Pa­ra pros­se­guir com o de­sen­vol­vi­men­tos dos la­ços a lon­go ter­mo, de­ci­di­mos ele­var as nos­sas re­la­ções bi­la­te­rais pa­ra uma re­la­ção es­tra­té­gi­ca e abrir uma no­va pá­gi­na nos la­ços en­tre a Chi­na e o Chi­le”, afir­mou Xi à im­pren­sa.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.