Po­lí­ti­co gui­ne­en­se so­freu agres­são

Jornal de Angola - - MUNDO -

O de­pu­ta­do gui­ne­en­se pe­lo cír­cu­lo da Áfri­ca e Eu­ro­pa, Le­o­pol­do da Sil­va, foi es­pan­ca­do na quar­ta-fei­ra da se­ma­na pas­sa­da e de­ti­do, por vá­ri­as ho­ras, em Mpack, na li­nha de fron­tei­ra nor­te en­tre a Gui­né-Bis­sau e o Senegal, no­ti­ci­ou uma rá­dio lo­cal.

Se­gun­do in­for­ma­ções pres­ta­das à rá­dio pri­va­da pe­lo pró­prio, que já se en­con­tra em li­ber­da­de e sob cui­da­dos mé­di­cos em Bis­sau, o de­pu­ta­do foi de­ti­do por agen­tes da Po­lí­cia de Mi­gra­ção e Fron­tei­ras do Senegal, apoi­a­dos por mi­li­ta­res do país vi­zi­nho.

O po­lí­ti­co dis­se que tu­do acon­te­ceu de­pois de se ter en­vol­vi­do nu­ma dis­cus­são com os agen­tes, que exi­gi­am a um es­tu­dan­te gui­ne­en­se, es­tu­dan­te no Senegal, o pa­ga­men­to de dois mil fran­cos CFA no pos­to de con­tro­lo da fron­tei­ra, o que, na opi­nião do par­la­men­tar, vi­o­la a lei de li­vre cir­cu­la­ção de pes­so­as no es­pa­ço da Ce­de­ao. O pre­si­den­te da As­sem­bleia Na­ci­o­nal Po­pu­lar, Ci­pri­a­no Cas­sa­má, con­vo­cou o em­bai­xa­dor do Senegal em Bis­sau pa­ra pe­dir ex­pli­ca­ções so­bre o ocor­ri­do. O de­pu­ta­do agre­di­do cres­ceu e es­tu­dou no Senegal, on­de fez a sua for­ma­ção su­pe­ri­or. An­tes de ser elei­to de­pu­ta­do pe­lo cír­cu­lo de Áfri­ca, o de­pu­ta­do Le­o­pol­do da Sil­va tra­ba­lha­va no Senegal. Ele fa­la flu­en­te­men­te a lín­gua wo­lof, um idi­o­ma lo­cal, e fran­cês.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.