Par­la­men­tos re­for­çam re­la­ções

Lí­de­res dos Par­la­men­tos an­go­la­no e mo­çam­bi­ca­no re­for­çam par­ce­ri­as

Jornal de Angola - - PARTADA -

O Presidente da Assembleia Nacional, Fer­nan­do da Pi­e­da­de Di­as dos San­tos, é aguar­da­do es­ta ma­nhã em Ma­pu­to pa­ra uma vi­si­ta de três di­as a Moçambique, du­ran­te a qual vai ser as­si­na­do um pro­gra­ma de co­o­pe­ra­ção pa­ra re­for­çar a par­ce­ria en­tre as ad­mi­nis­tra­ções dos dois Par­la­men­tos. Fer­nan­do da Pi­e­da­de Di­as dos San­tos vai en­con­trar-se com o Che­fe de Es­ta­do mo­çam­bi­ca­no, Fi­li­pe Nyu­si, e com a Presidente da Assembleia da Re­pú­bli­ca de Moçambique, Ve­ró­ni­ca Ma­ca­mo. A vi­si­ta do Presidente da Assembleia Nacional in­clui ain­da en­con­tros com as che­fi­as das ban­ca­das par­la­men­ta­res da Fre­li­mo, par­ti­do no po­der, da Re­na­mo, prin­ci­pal par­ti­do da opo­si­ção, e do MDM, ter­cei­ra mai­or for­ça po­lí­ti­ca no país. AAs­sem­bleia Nacional de Moçambique é uni­ca­ma­ral, tal co­mo em Angola, e as­su­me o po­der le­gis­la­ti­vo de Moçambique e a fis­ca­li­za­ção das ac­ções do Go­ver­no. Ac­tu­al­men­te, a Assembleia con­ta com 250 mem­bros que são elei­tos di­rec­ta­men­te atra­vés de um sis­te­ma de re­pre­sen­ta­ção pro­por­ci­o­nal em lis­ta fe­cha­da pa­ra man­da­tos de cin­co anos.

Os par­la­men­tos de Angola e de Moçambique as­si­nam ama­nhã, em Ma­pu­to, um pro­gra­ma de co­o­pe­ra­ção bi­la­te­ral pa­ra re­for­çar a par­ce­ria en­tre as ad­mi­nis­tra­ções par­la­men­ta­res dos dois paí­ses, no qua­dro da vi­si­ta que o Presidente da Assembleia Nacional, Fer­nan­do da Pi­e­da­de, efec­tua a par­tir de ho­je a Moçambique.

Fer­nan­do da Pi­e­da­de Di­as dos San­tos, que che­ga ao prin­cí­pio da ma­nhã, vai ser re­ce­bi­do pe­la presidente do Par­la­men­to de Moçambique, Ve­ró­ni­ca Ma­ca­mo. Tem ain­da agen­da­do en­con­tros com o Presidente de Moçambique, Fi­li­pe Nyu­si, com quem vai abor­dar a si­tu­a­ção po­lí­ti­ca e a crise eco­nó­mi­ca que os dois paí­ses vi­vem, bem co­mo os pre­si­den­tes dos gru­pos par­la­men­ta­res da Fre­li­mo, Re­na­mo e MDM, pa­ra fa­lar da co­o­pe­ra­ção par­la­men­tar.

A Assembleia da Re­pú­bli­ca de Moçambique con­ta com 250 de­pu­ta­dos re­pre­sen­tan­do três par­ti­dos po­lí­ti­cos. Fer­nan­do da Pi­e­da­de Di­as dos San­tos de­ve dar mai­or des­ta­que ao pro­to­co­lo as­si­na­do en­tre os dois paí­ses em No­vem­bro de 2003 e ava­lie os ga­nhos e re­sul­ta­dos des­te acor­do.

Os par­la­men­tos de Angola e Moçambique têm ain­da as­si­na­do um pro­gra­ma de co­o­pe­ra­ção. Es­te pro­gra­ma tem co­mo ob­je­ti­vo a im­ple­men­ta­ção do pro­to­co­lo es­ta­be­le­ci­do em 2003 pe­los pre­si­den­tes dos dois par­la­men­tos, sen­do a área de in­te­res­se as de ad­mi­nis­tra­ção de re­cur­sos hu­ma­nos, fi­nan­cei­ros e pa­tri­mo­ni­ais, es­tá­gi­os, se­mi­ná­ri­os, cur­sos de as­ses­so­ria ju­rí­di­ca, do­cu­men­ta­ção e in­for­ma­ção, tec­no­lo­gi­as de in­for­ma­ção, en­tre ou­tras que se con­si­de­ram re­le­van­tes pa­ra a ad­mi­nis­tra­ção par­la­men­tar.

Os dois paí­ses vão ain­da es­tu­dar a pos­si­bi­li­da­de de re­for­ço da co­o­pe­ra­ção in­ter­par­la­men­tar, atra­vés da tro­ca de ex­pe­ri­ên­cia nos cam­pos po­lí­ti­co e ad­mi­nis­tra­ti­vo. Nes­te mo­men­to em que o Presidente da Assembleia Nacional vi­si­ta Moçambique, os de­pu­ta­dos en­con­tram-se em pau­sa par­la­men­tar.

A Assembleia da Re­pú­bli­ca de Moçambique é uni­ca­ma­ral, tal co­mo em Angola, e as­su­me o po­der le­gis­la­ti­vo de Moçambique e a fis­ca­li­za­ção das ac­ções do Go­ver­no. Ac­tu­al­men­te, a Assembleia con­ta com 250 mem­bros que são elei­tos di­rec­ta­men­te atra­vés de um sis­te­ma de re­pre­sen­ta­ção pro­por­ci­o­nal em lis­ta fe­cha­da pa­ra man­da­tos de cin­co anos.

No ano pas­sa­do, Ve­ró­ni­ca Ma­ca­mo te­ve um en­con­tro com Fer­nan­do da Pi­e­da­de Di­as dos San­tos, em No­va Ior­que, e afir­mou que o pro­to­co­lo tem mais de uma dé­ca­da e pre­ci­sa de um no­vo im­pul­so. Na al­tu­ra, Ve­ró­ni­ca Ma­ca­mo con­vi­dou o presidente do Par­la­men­to an­go­la­no pa­ra vi­si­tar o seu país, a fim de se ana­li­sa­rem os ga­nhos na im­ple­men­ta­ção do acor­do e de pro­jec­tar no­vas ini­ci­a­ti­vas.

Ma­ca­mo mos­trou-se dis­po­ní­vel pa­ra ru­bri­car um no­vo acor­do de co­o­pe­ra­ção en­tre os dois par­la­men­tos, por al­tu­ra da vi­si­ta de Fer­nan­do da Pi­e­da­de Di­as dos San­tos . “Angola apoi­ou-nos mui­to. A de­le­ga­ção an­go­la­na deu mui­ta for­ça e is­so de­veu-se à ori­en­ta­ção do presidente do Par­la­men­to an­go­la­no”, dis­se.

SAN­TOS PEDRO

Fer­nan­do da Pi­e­da­de Di­as dos San­tos che­ga ho­je a Ma­pu­to pa­ra ava­li­ar as re­la­ções par­la­men­ta­res com ho­mó­lo­ga mo­çam­bi­ca­na

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.