De­ba­tes so­bre OGE de­mos­tram aber­tu­ra

Jornal de Angola - - POLÍTICA -

Os de­ba­tes em tor­no da proposta de Or­ça­men­to Ge­ral do Es­ta­do (OGE) pa­ra o pró­xi­mo ano, que a Assembleia Nacional re­a­li­za há al­guns anos com os par­cei­ros so­ci­ais e os au­xi­li­a­res do Ti­tu­lar do Po­der Exe­cu­ti­vo são fac­to­res es­sen­ci­ais pa­ra a boa go­ver­na­ção. Es­te pon­to de vis­ta foi ex­pres­so pe­lo de­pu­ta­do Dió­ge­nes de Oli­vei­ra, du­ran­te a ses­são do pe­río­do da tar­de de quin­ta-fei­ra, com os au­xi­li­a­res do Ti­tu­lar do Po­der Exe­cu­ti­vo li­ga­dos aos mi­nis­té­ri­os da Ad­mi­nis­tra­ção do Ter­ri­tó­rio, Co­mér­cio, Ener­gia e Águas, Cons­tru­ção, Ur­ba­nis­mo e Ha­bi­ta­ção e Fi­nan­ças.

Dió­ge­nes de Oli­vei­ra, que ori­en­tou o en­con­tro na qua­li­da­de de vi­ce-presidente da Co­mis­são de Eco­no­mia e Fi­nan­ças do Par­la­men­to, dis­se que a abor­da­gem so­bre a apli­ca­ção das ver­bas atri­buí­das aos de­par­ta­men­tos mi­nis­te­ri­ais e dis­tin­tos sec­to­res públicos é um ac­to de fis­ca­li­za­ção pre­ven­ti­va do OGE.

O de­pu­ta­do Fer­nan­do Hei­tor, do gru­po par­la­men­tar da UNITA, re­for­çou que es­ta prá­ti­ca de­ve ser man­ti­da nas pró­xi­mas le­gis­la­ções, por­quan­to se afi­gu­ra um exer­cí­cio sau­dá­vel pa­ra a con­so­li­da­ção da de­mo­cra­cia, a jul­gar pe­las ques­tões co­lo­ca­das pe­los de­pu­ta­dos e as res­pos­tas que es­tes ob­têm dos mem­bros do Exe­cu­ti­vo.

As co­mis­sões es­pe­ci­a­li­za­das da Assembleia Nacional tra­ba­lha­ram com os re­pre­sen­tan­tes dos ór­gãos do Exe­cu­ti­vo li­ga­dos à De­fe­sa, Re­la­ções Ex­te­ri­o­res, Ad­mi­nis­tra­ção do Ter­ri­tó­rio e Fi­nan­ças. O mi­nis­tro Ar­cher Man­guei­ra in­for­mou que o OGE pre­vê 35 mil mi­lhões de kwan­zas pa­ra a pre­pa­ra­ção e re­a­li­za­ção das elei­ções ge­rais do pró­xi­mo ano.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.