Po­pu­la­ção mo­bi­li­za­da pa­ra o re­gis­to elei­to­ral

Jornal de Angola - - POLÍTICA -

O Secretário de Es­ta­do pa­ra As­sun­tos Ins­ti­tu­ci­o­nais, Adão de Al­mei­da, lan­çou no Hu­am­bo a cam­pa­nha de in­ter­pe­la­ção de ci­da­dãos, uma apos­ta do Mi­nis­té­rio da Ad­mi­nis­tra­ção do Ter­ri­tó­rio pa­ra mo­bi­li­zar a po­pu­la­ção a ade­rir aos pos­tos de re­gis­to.

Adão de Al­mei­da es­tá no Hu­am­bo a in­tei­rou-se o an­da­men­to do pro­ces­so de ac­tu­a­li­za­ção do re­gis­to elei­to­ral na pro­vín­cia do Hu­am­bo. Adão de Al­mei­da des­lo­cou-se à co­mu­na do Al­to-Ha­ma, mu­ni­cí­pio do Lon­duim­ba­li, a 92 qui­ló­me­tros da ci­da­de do Hu­am­bo, on­de in­te­ra­giu com os bri­ga­dis­tas so­bre o de­cor­rer do tra­ba­lho. Ain­da na co­mu­na do Al­toHa­ma, Adão de Al­mei­da man­te­ve um en­con­tro com as au­to­ri­da­des tra­di­ci­o­nais, re­pre­sen­tan­tes de par­ti­dos po­lí­ti­cos e de ins­ti­tui­ções re­li­gi­o­sas, com quem abor­dou ques­tões so­bre o pro­ces­so de re­gis­to.

Acom­pa­nha­do do vi­ce-go­ver­na­dor pa­ra os ser­vi­ços téc­ni­cos e in­fra-es­tru­tu­ras do Hu­am­bo, Ca­lun­ga Fran­cis­co Quis­san­ga, o secretário de Es­ta­do de­sen­vol­veu as mes­mas ac­ti­vi­da­des no mu­ni­cí­pio do Bai­lun­do, a 75 qui­ló­me­tros da ci­da­de do Hu­am­bo.

De re­gres­so à ci­da­de do Hu­am­bo, Adão de Al­mei­da vi­si­tou as bri­ga­das de re­gis­to na es­co­la pri­má­ria nú­me­ro 34, se­guin­do-se uma reu­nião, à por­ta fe­cha­da, com os bri­ga­dis­tas, che­fes de re­par­ti­ções mu­ni­ci­pais de re­gis­to e ad­mi­nis­tra­do­res dos 11 mu­ni­cí­pi­os da pro­vín­cia, com os quais abor­dou ques­tões téc­ni­cas re­la­ci­o­na­das com o pro­ces­so. Em de­cla­ra­ções à im­pren­sa, o di­rec­tor nacional de Tec­no­lo­gi­as de Apoio ao Pro­ces­so Elei­to­ral do Mi­nis­té­rio da Ad­mi­nis­tra­ção do Ter­ri­tó­rio, An­tó­nio Le­mos, dis­se que a de­le­ga­ção cons­ta­tou um bom an­da­men­to do pro­ces­so.

Le­mos sa­li­en­tou ha­ver em­pe­nho dos bri­ga­dis­tas, dos res­pon­sá­veis e ad­mi­nis­tra­do­res mu­ni­ci­pais, de mo­do a dar mai­or di­na­mis­mo ao pro­ces­so, pa­ra o al­can­ce dos ob­jec­ti­vos de­se­ja­dos, den­tro do pra­zo es­ta­be­le­ci­do.

Qu­es­ti­o­na­do so­bre a si­tu­a­ção da po­pu­la­ção pe­nal, An­tó­nio Le­mos res­pon­deu que a mes­ma se­rá re­gis­ta­da sem di­fi­cul­da­des, à se­me­lhan­ça de qual­quer ci­da­dão. Na co­mu­na do Al­to-Ha­ma e no mu­ni­cí­pio do Bai­lun­do, o secretário de Es­ta­do fez a en­tre­ga de uni­for­mes às au­to­ri­da­des tra­di­ci­o­nais. Na quar­ta-fei­ra, o secretário de Es­ta­do pa­ra os As­sun­tos Ins­ti­tu­ci­o­nais e Elei­to­rais es­te­ve na co­mu­na da Can­ja­la on­de cons­ta­tou o an­da­men­to do pro­ces­so de ac­tu­a­li­za­ção dos da­dos elei­to­rais.

Adão de Al­mei­da, que se fez acom­pa­nhar do di­rec­tor nacional de Tec­no­lo­gi­as de Apoio aos Pro­ces­sos Elei­to­rais do Mi­nis­té­rio da Ad­mi­nis­tra­ção do Ter­ri­tó­rio, pas­sou pe­la Ad­mi­nis­tra­ção co­mu­nal da Can­ja­la, on­de es­tá a fun­ci­o­nar o pos­to fi­xo do re­gis­to elei­to­ral da lo­ca­li­da­de.

Ben­gue­la é uma das prin­ci­pais pra­ças elei­to­rais do país, ra­zão pe­la qual foi pro­gra­ma­da a vi­si­ta pa­ra que o secretário de Es­ta­do pu­des­se ava­li­ar o an­da­men­to do pro­ces­so.

PAULO MULAZA

Secretário de Es­ta­do Adão de Al­mei­da cons­ta­tou o an­da­men­to do pro­ces­so no Hu­am­bo

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.