Chi­na ace­le­ra acor­dos

Jornal de Angola - - ECONOMIA -

En­quan­to os Es­ta­dos Uni­dos da Amé­ri­ca (EUA) se en­ca­mi­nham pa­ra o isolacionismo, pa­ten­te nos dis­cur­sos do Presidente elei­to Do­nald Trump, a di­plo­ma­cia chi­ne­sa as­su­me ago­ra a de­fe­sa do li­vre co­mér­cio e da glo­ba­li­za­ção.

Na Amé­ri­ca La­ti­na, uma re­gião co­nhe­ci­da co­mo o “quin­tal” dos EUA, o Presidente chi­nês, Xi Jin­ping, pro­me­teu es­ta se­ma­na “im­pul­si­o­nar a cons­tru­ção de uma área de li­vre co­mér­cio na Ásia-Pa­cí­fi­co e uma eco­no­mia mun­di­al aber­ta”.

Xi Jin­ping ter­mi­nou na quin­ta­fei­ra um pé­ri­plo pe­lo Equa­dor, Pe­ru e Chi­le. Em Li­ma, ca­pi­tal do Pe­ru, par­ti­ci­pou na ci­mei­ra dos lí­de­res da APEC (Fó­rum de Co­o­pe­ra­ção Eco­nó­mi­ca Ásia-Pa­cí­fi­co), que te­ve co­mo um dos prin­ci­pais te­mas a cri­a­ção de uma área de li­vre co­mér­cio pa­ra a re­gião.

Du­ran­te a ci­mei­ra, Xi Jin­ping lem­brou que a glo­ba­li­za­ção é “uma fa­ca de dois gu­mes”, ques­ti­o­na­da por “mui­tas vo­zes”, e ins­tou a co­mu­ni­da­de in­ter­na­ci­o­nal a abor­dar se­ri­a­men­te es­tes “de­sa­fi­os”.

No Equa­dor, que atra­ves­sa uma re­ces­são eco­nó­mi­ca, o lí­der da Chi­na inau­gu­rou a mai­or bar­ra­gem hi­dro­e­léc­tri­ca do país, cons­truí­da por uma fir­ma chi­ne­sa e pa­ga com par­te dos qua­se oi­to mil mi­lhões de dó­la­res que o Go­ver­no de Pe­quim em­pres­tou ao país des­de 2007.

A Chi­na tem acor­dos de li­vre co­mér­cio com a Costa Ri­ca, Chi­le e Pe­ru e es­tá a ne­go­ci­ar no­vos acor­dos com o Uru­guai e a Colôm­bia. Em 2015, o país asiá­ti­co ul­tra­pas­sou os EUA co­mo o prin­ci­pal in­ves­ti­dor ex­ter­no na Amé­ri­ca La­ti­na. O in­ves­ti­men­to di­rec­to chi­nês na re­gião su­biu no ano pas­sa­do 67,1 por cen­to, em ter­mos ho­mó­lo­gos, pa­ra 21,45 mil mi­lhões de dó­la­res, se­gun­do da­dos do Mi­nis­té­rio do Co­mér­cio da Chi­na.

A es­tra­té­gia de Do­nald Trump pa­ra a re­gião in­clui o rom­pi­men­to do Tra­ta­do Nor­te-Ame­ri­ca­no de Co­mér­cio Li­vre (NAFTA) e aban­do­nar o Acor­do de As­so­ci­a­ção Trans­pa­cí­fi­co (TPP), além de cons­truir um mu­ro na fron­tei­ra com o Mé­xi­co. “A Chi­na in­sis­te que a glo­ba­li­za­ção é um pro­ces­so ir­re­ver­sí­vel, pa­ra nós e pa­ra o Mun­do”, dis­se à im­pren­sa Cui Shou­jun, di­rec­tor do cen­tro de es­tu­dos pa­ra a Amé­ri­ca La­ti­na.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.