For­ne­ci­men­to de água e ener­gia po­de me­lho­rar

Jornal de Angola - - SOCIEDADE -

Mais de 48 mil pes­so­as pas­sam a ter aces­so à água po­tá­vel após a re­a­bi­li­ta­ção dos sis­te­mas de dis­tri­bui­ção em cur­so nos mu­ni­cí­pi­os do in­te­ri­or da pro­vín­cia de Ben­gue­la, no qua­dro do pro­gra­ma Água pa­ra To­dos.

A in­for­ma­ção foi da­da pe­la di­rec­to­ra pro­vin­ci­al de Ener­gia e Águas de Ben­gue­la, Jan­di­ra Ri­bei­ro, após a reu­nião do Con­se­lho Pro­vin­ci­al de Con­cer­ta­ção e Aus­cul­ta­ção So­ci­al, pre­si­di­da pe­lo go­ver­na­dor Isa­ac dos An­jos. Jan­di­ra Ri­bei­ro fri­sou que pre­sen­te­men­te es­tão a ser re­cu­pe­ra­dos 27 cha­fa­ri­zes e al­guns sis­te­mas de dis­tri­bui­ção de água, no in­te­ri­or da pro­vín­cia, ten­do por fi­na­li­da­de le­var es­te bem es­sen­ci­al pa­ra cer­ca de 48 mil con­su­mi­do­res.

A di­rec­to­ra pro­vin­ci­al de Ener­gia e Águas fa­lou de uma pers­pec­ti­va que con­sis­te na ges­tão co­mu­ni­tá­ria, ou se­ja, a pró­pria co­mu­ni­da­de de­ve com­par­ti­ci­par na ges­tão dos sis­te­mas de dis­tri­bui­ção, sen­do es­ta uma no­va com­po­nen­te do pro­gra­ma Água pa­ra To­dos, apre­sen­ta­da em Ou­tu­bro.

Jan­di­ra Ri­bei­ro con­si­de­rou re­gu­lar a dis­po­ni­bi­li­da­de de água no cas­co ur­ba­no, em­bo­ra te­nha ad­mi­ti­do que ain­da per­sis­tem al­guns cons­tran­gi­men­tos no for­ne­ci­men­to, fun­da­men­tal­men­te, no mu­ni­cí­pio da Baía Far­ta e em zo­nas su­bur­ba­nas. Por es­ta ra­zão, a di­rec­to­ra pro­vin­ci­al es­pe­ra que a con­cre­ti­za­ção do ob­jec­ti­vo do Mi­nis­té­rio da Ener­gia e Águas as­sen­te na cri­a­ção de uma em­pre­sa mis­ta de Águas de Ben­gue­la e Lo­bi­to, in­cluin­do uma par­ce­ria pú­bli­co-pri­va­da, que pos­sa col­ma­tar es­sa di­fi­cul­da­de. Re­la­ti­va­men­te à ac­tu­al si­tu­a­ção de ener­gia em Ben­gue­la, dis­se que es­tá em cur­so um pro­jec­to de 45 mil li­ga­ções do­mi­ci­li­a­res, no qua­dro do sis­te­ma pré-pa­go e cu­ja con­sig­na­ção es­tá pre­vis­ta pa­ra De­zem­bro .

Jan­di­ra Ri­bei­ro anun­ci­ou a ins­ta­la­ção de 150 pos­tos de trans­for­ma­ção, ilu­mi­na­ção pú­bli­ca e a cons­tru­ção de qua­tro su­bes­ta­ções, re­dis­tri­buí­das pe­los mu­ni­cí­pi­os da Baía Far­ta, Lo­bi­to e Ca­tum­be­la.

Es­te pro­jec­to vai tra­zer me­lho­ri­as na dis­po­ni­bi­li­da­de de ener­gia pa­ra aten­der as ne­ces­si­da­des de con­su­mo da po­pu­la­ção e vem dar es­ta­bi­li­da­de ao sis­te­ma, ten­do em con­ta a de­man­da ge­ra­da pe­lo cres­ci­men­to do sec­tor in­dus­tri­al e ha­bi­ta­ci­o­nal.

FRAN­CIS­CO BER­NAR­DO

Ben­gue­la re­cu­pe­ra vá­ri­os cha­fa­ri­zes

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.